Fale com a gente

Policial ESFORÇO INTEGRADO

BPFron apreende veículo lotado de cigarros contrabandeados em Entre Rios do Oeste

Publicado

em

O Presente

Um veículo lotado de cigarros contrabandeados foi apreendido pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) no final da manhã desta quarta-feira (20) em Entre Rios do Oeste. A ação integra a Operação Esforço Integrado, criada pelas Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-Fron), e reúne diversas forças de segurança.

De acordo com o BPFron, os policiais militares desenvolviam patrulhamento próximo a portos clandestinos quando localizaram o veículo Vectra. Ao perceber a presença policial, o condutor lançou o veículo em um milharal e fugiu.

Conforme a equipe policial, o veículo, que ostenta placas de Santa Tereza do Oeste, não consta com indicativo de furto ou roubo, mas a tarjeta estaria trocada, sendo a original do Rio Grande do Sul.

Segundo o sargento Samuel, em um veículo desse porte é possível transportar em torno de 30 caixas de cigarro e, apesar da carga ainda não ter sido contabilizada, estima-se que a apreensão tenha rendido um prejuízo de R$ 30 a R$ 40 mil para os contrabandistas.

Além dos cigarros, o carro também trazia um rádio transceptor acoplado no painel.

O veículo e os cigarros foram encaminhados à Receita Federal de Guaíra.

Esforço integrado

A Operação Esforço Integrado foi deflagrada ontem (19) com o objetivo de intensificar a fiscalização policial sobre atividades atípicas do crime organizado, tais como tráfico de drogas e armas, furtos e roubos de veículos, contrabando e descaminho.

Criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, a operação é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI/Fron) e reúne várias instituições de segurança, dentre elas Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Paraná , Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência e Receita Federal.

As ações serão executadas em cinco frentes de atuação nas fronteiras e divisas, com bloqueios terrestres fixos e móveis em pontos pré-estabelecidos, patrulhamentos terrestres e fluviais, abordagens e fiscalização de passageiros em aeroportos, portos e terminais rodoviários, além de acompanhamento e monitoramento de áreas vicinais por serviço aero policial.

Somente o Estado do Paraná possui 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes.

Há uma estimativa de que ao longo do Rio Paraná e do Lago da de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, que funcionam como facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil.

Diante desse cenário, pretende-se com a operação o aumento da presença das forças de segurança por meio de abordagens e bloqueios policiais, prisão de criminosos e foragidos, maior quantidade de apreensões e recuperação de veículos furtados ou roubados.

Copyright © 2017 O Presente