Está em andamento na região fronteiriça do Paraná a megaoperação Esforço integrado, que visa combater a criminalidade, principalmente o tráfico de drogas e de armas. Em apenas uma semana de trabalhos, a operação teve um saldo de 24 mil pessoas foram abordadas, 10 mil veículos e 10 embarcações fiscalizados, 128 veículos apreendidos, além do recolhimento de 1,5 toneladas de maconha, 30 quilos de cocaína, sete quilos de haxixe e um quilo de crack.
Uma nova ação da operação teve desdobramento nesta quinta-feira (28) nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes e Pato Bragado. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão contra o contrabando e o tráfico de drogas.
Os mandados foram cumpridos por policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e, em Marechal Cândido Rondon, os alvos foram residências localizadas na Rua Minas Gerais, no centro da cidade, no Jardim Primavera e no Bairro Higienópolis. Já em Quatro Pontes, o alvo foi uma residência no centro da cidade, enquanto em Pato Bragado o mandado foi cumprido nas proximidades do Porto Britânia. “Os alvos já haviam sido verificados através do nosso sistema de inteligência e hoje os mandados foram cumpridos, aproveitando toda a tecnologia que temos à disposição”, explica o 1º tenente Luis Beiger.
As ações tiveram a participação do Grupamento de Operações com Cães da unidade, além do apoio da aeronave Falcão III do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). A Plataforma de Observação Elevada (POE) da PM se instalou na sede do BPFron e também auxiliou os trabalhos das equipes policiais por terra, repassando informações estratégicas para as abordagens.
Sem data prevista de término, o tenente ressalta que até o final da operação novas ações serão desenvolvidas. “Diariamente vamos realizar novas ações e mais mandados serão cumpridos pelas nossas equipes. Com isso esperamos que o resultado final seja expressivo”, destaca.
A operação é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI/F) e faz parte das ações fronteiriças realizadas em onze estados brasileiros. No Paraná ela abrange 139 municípios próximos ou que fazem fronteira com Paraguai e Argentina.