Policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) em patrulhamento na área rural de Guaíra, avistaram diversos veículos se deslocando em alta velocidade. Ao tentarem realizar abordagem, houve desobediência por parte dos motoristas e ocorreu acompanhamento tático, sendo localizados mais à frente dois veículos abandonados, respectivamente um VW/Kombi e uma picape Fiat/Strada. Os condutores fugiram em meio à mata.
Os veículos estavam carregados com aproximadamente 34,5 mil carteiras de cigarros de marca paraguaia. Além dos cigarros contrabandeados, na Strada haviam dois tonéis com combustível. O material apreendido foi recolhido para a sede da 2ª Companhia do BPFron para os procedimentos cabíveis e posterior encaminhamento aos órgãos competentes.
Na ação da noite de quinta-feira (28) a apreensão dos veículos e dos cigarros contrabandeados geraram prejuízo aproximado de R$ 250 mil.
A Operação Hórus faz parte do Programa VIGIA, sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pelo BPFron da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal (PF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e pelo Exército Brasileiro (EB), com apoio da Secretaria de Operações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Seopi/MJSP).
Com BPFron