Na tarde de sábado (30), policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) realizavam patrulhamento na cidade de Guaíra, durante Operação Vida, quando abordaram um homem de 32 anos. Contra ele foram encontrados dois mandados de prisão em aberto expedidos pela Comarca de Terra Roxa, pelos artigos 12 e 157 do Código Penal. O homem foi preso e encaminhado aos procedimentos cabíveis.
A Operação Vida está sendo desenvolvida no plano estadual em especial naqueles municípios onde o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.
A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020, que apontou aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados têm relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.
Com base nesta análise criminal, constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.
Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/bairros a fim de oferecer maior sensação de segurança à população paranaense .
BPFRON/PMPR
Disque denúncia: (41) 9 9106-6815
Disque denúncia 181
Com BPFron