O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) prepara um grande desfile militar em comemoração aos sete anos de atuação da corporação na faixa de fronteira com o Paraguai e a Argentina. O evento está agendado para as 09 horas do próximo dia 06, na Rua Sergipe, em frente à Praça Willy Barth, região central de Marechal Cândido Rondon.
De acordo com o comandante do BPFron, tenente-coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, a programação especial contempla a participação de diversas unidades. “Convidamos inúmeras forças que integram nossa operação de fronteira, como, por exemplo, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Exército Brasileiro, polícias Civil e Militar que compõem o nosso grande comando e diversos outros órgãos”, comenta.
Sanson ressalta que o desfile militar acontecerá na frente da Praça Willy Barth, sendo que o principal parceiro para este evento é a prefeitura. “O desfile terá participação dos colégios de Marechal Rondon, do Coral do BPFron, projeto social de sucesso que reúne 50 crianças e da Banda do Exército Brasileiro. Nossa intenção é mudar e resgatar o desfile militar, a parte cívica, por isso vamos convidar todas as autoridades do município, ou seja, será um momento de festividade”, salienta.
Conforme ele, além do desfile da tropa a pé, será entregue convite para as forças comporem com viaturas. “Apresentamos ofícios para outros órgãos, como Exército, 13º Batalhão de Infantaria Mecanizada, 34º e 15º Batalhões. Vamos compor com a PRF e outros órgãos, bem como o desfile com carros. No nosso caso, disponibilizaremos apresentação da Rocam, do Canil e Pelotão Cobra”, expõe o comandante, lembrando que a área de atuação inclui em torno de 190 municípios no Estado do Paraná e companhias nas cidades de Marechal Rondon e Foz do Iguaçu, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste. “Serão realizadas homenagens através da outorga da Medalha Mérito da Fronteira para autoridades e cidadãos que contribuem ao desenvolvimento do Batalhão, portanto será um dia muito especial”, frisa.
COMPETIÇÃO
O tenente-coronel destaca que no dia 08 de junho acontecerá a competição esportiva denominada de “Fronteira de Aço”. “Este será um evento interno entre policiais das três companhias com a competição no período da manhã e depois seguirá com festividade”, menciona.
Segundo o comandante, a disputa esportiva acontecerá com seis bases elencadas. “Dentre elas corrida, natação com fardamento, manejo de armas, tiro e barra, ou seja, haverá inúmeros desafios nesta atividade. A competição terá largada no Batalhão, corrida na cidade e término na Assemar com a prova de natação”, detalha.
ATUAÇÃO
Sanson destaca que a expectativa em relação ao trabalho do BPFron é representativa também para este ano. “Ano passado foram apreendidas nove toneladas de maconha e neste ano os índices de apreensões também são significativos devido aos balanços semanais que analisamos. No mês de abril foram apreendidos em torno de 500 quilos de maconha e 600 quilos de agrotóxicos, cumpridos nove mandados de prisão, apreendidos 91 mil pacotes de cigarros, 205 munições e 175 pneus contrabandeados, além de uma embarcação retida. Apoiamos a 2ª Companhia da Polícia Militar (PM), então já recuperamos 15 veículos que foram produto de furto ou roubo”, enfatiza.
SOCIAL
Apesar de todo o trabalho da unidade especializada na faixa de fronteira, o BPFron tem ampliado sua atuação com a sociedade na área das companhias. “Assim, realizamos a Corrida Cross Country, evento anual com o objetivo de integrar polícia e comunidade. Também temos o coral do BPFron, que é um projeto social desenvolvido com crianças e que se mostra bastante importante ao município”, enfatiza o comandante.
Sanson diz que há uma preocupação em relação aos policiais quanto à questão do suicídio em virtude da árdua missão no trabalho. “A partir de então, oferecemos destaque especial em duas frentes, a primeira com o reconhecimento do policial destaque do mês durante o Café com a Comunidade, cujo evento serve para valorizar os policiais para nós e estendendo a toda comunidade. O segundo ponto está ligado ao culto ecumênico realizado com padres e pastores de diversas denominações religiosas para trazer palavras de fé, com a finalidade de reforçar a parte espiritual dos policiais. São pequenas ações para ajudar os policiais no dia a dia e formar esta estrutura importante para a realização da missão deles”, conclui.
O Presente