Sete presos fugiram da cadeia da delegacia de Palotina na madrugada desta segunda-feira (9). O delegado Ezequias Barbosa Cavalcanti Filho informou que os detentos estavam na ala conhecida como seguro. A cadeia está interditada desde fevereiro deste ano.
“A cadeia não tem mais condições de receber presos, esses detentos estavam provisoriamente nessa ala, que já estava superlotada”, explicou o delegado.
A cela onde estavam os fugitivos tem capacidade para quatro pessoas, mas estava com 13 presos.
Os detentos escaparam pelo muro da delegacia após quebrarem a grade de proteção de janela da cela. Eles ainda colocaram cobertores nas cercas de arame e pularam a estrutura.
Um investigador e um carcereiro estavam de plantão no local, mas não perceberam a movimentação por volta das 2h. Constataram a fuga apenas às 7h.
Até o momento, ninguém foi recapturado.
Transferências
O Departamento de Execuções Penitenciárias do Paraná (Depen-PR) informou que haviam 21 presos na cadeia no momento da fuga, a capacidade da carceragem é para 23 detentos. Um procedimento administrativo vai apurar o caso.
Sobre a questão da transferência de presos, o Depen-PR disse que depende da autorização do Comitê de Transferência de Presos (COTRANSP) local. O Depen já solicitou a transferência, mas o pedido foi indeferido. O Departamento busca uma solução junto ao comitê.
Interdição
No dia 5 de fevereiro, os 42 presos da delegacia da Polícia Civil foram transferidos para outras unidades. A decisão foi tomada após os agentes perceberem uma tentativa de fuga em massa. A medida atendeu parcialmente a uma ação de interdição do local feito pelo Ministério Público (MP-PR) em 2016.
Com informações G1 PR