Um confronto armado entre policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e criminosos terminou com uma pessoa morta e outra ferida em Guaíra, na madrugada deste domingo (18).
A situação teve desdobramento logo após a equipe policial realizar uma abordagem em um estabelecimento comercial da cidade, onde localizaram nas vestes de uma mulher, de 18 anos, cinco buchas de cocaína. A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada com a droga apreendida à 2ª Companhia do BPFron.
Entretanto, no momento em que a viatura policial se deslocava pela Avenida Mate Laranjeiras se deparou com um veículo Saveiro de cor Branca, ocupado por duas pessoas, as quais efetuaram disparos de arma de fogo contra os militares estaduais, que, em resposta necessária e de último esforço, iniciaram um confronto armado seguido do acompanhamento tático ao veículo que fugiu da abordagem.
O confronto se estendeu por toda avenida e, na rotatória da Praça Castelo Branco, o veículo dos criminosos colidiu contra um poste.
O motorista, que portava um revólver calibre 32, abandonou a arma no banco do veículo e fugiu a pé pela rua Itália, mas foi perseguido pelos policiais e acabou detido. O suspeito estava com um ferimento na cabeça e outro na região lombar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar atendimento médico ao indivíduo.
Já o segundo suspeito empreendeu fuga armado de pistola pela direção contrária, atirando contra os policiais que revidaram. Minutos mais tarde, após nova troca de tiros, o indivíduo foi ferido por um disparo que o deixou incapacitado. Com ele foi encontrado uma pistola de calibre 9 milímetros.
Quando a equipe do Samu chegou ao local apenas foi constatada a morte do indivíduo. O motorista do veículo foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e não corre risco de morte.
Veículo furtado
Posteriormente aos fatos, um indivíduo se apresentou aos policiais militares informando ser o proprietário do veículo utilizado no confronto. Segundo ele, os indivíduos teriam pego a chave de seu veículo sem seu conhecimento e saído de um estabelecimento comercial.
De acordo com informações repassadas pelo BPFron, o proprietário do veículo tem passagem pela polícia, inclusive com um dos indivíduos que se envolveu no confronto.
Os indivíduos que participaram da ação criminosa também possuem passagem pela polícia por outros crimes.
A mulher que estava sendo conduzida na viatura pelo flagrante de tráfico de drogas não sofreu nenhum ferimento.