Fale com a gente

Policial

Confrontos em protestos deixam detidos e feridos no Brasil

Publicado

em

Pilar Olivares/ Reuters
Paramédicos socorrem manifestante ferida

O Dia da Independência foi comemorado neste sábado (07) com desfiles cívicos e militares que aconteceram paralelamente a manifestações de milhares de pessoas. Os dois eventos dividiram as ruas de forma pacífica na grande maioria das cidades. Mas em alguns municípios houve confronto com a polícia e cerca de 100 pessoas foram detidas.

Houve manifestantes encaminhados à delegacia em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Aracaju e no Rio. Por causa das bombas de gás lacrimogêneo e do spray de gás pimenta da polícia, além dos tumultos, cerca de 15 pessoas se feriram levemente nessas cidades. Só no Rio, 12 pessoas foram atendidas em hospitais, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O feriado de 7 de Setembro conta há quase duas décadas com o Grito dos Excluídos, protesto organizado por sindicatos e movimentos sociais em defesa da justiça social. Porém, neste ano, inspirados pelas manifestações iniciadas em junho, quando mais de um milhão de pessoas se mobilizaram para ir às ruas com suas reivindicações, diversos grupos também convocaram protestos para este sábado.

Eles se organizaram pela internet e têm demandas variadas, como o fim da corrupção, contra a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil e pela derrubada das decisões judiciais anunciadas na última semana, que proíbem o uso de máscaras e gorros nas manifestações populares.

Copyright © 2017 O Presente