A delegada Thais Zanatta, responsável pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (25) para detalhar a prisão do padre suspeito de pedofilia em Cascavel. Durante a fala, ela revelou a existência de relatos graves que também envolvem um arcebispo da diocese, já falecido em 2021.
Segundo a delegada, os depoimentos apontam que o arcebispo teria cometido assédio contra seminaristas, aproveitando-se da proximidade com o seminário que funcionava dentro da cúria. A delegada afirmou durante a coletiva que tiveram relatos de que o arcebispo tambe´cometia situações de assédio contra seminaristas
Suspeita de ocultação de abusos
Outro ponto levantado pela investigação é a relação próxima entre o arcebispo e o padre preso. De acordo com a delegada, há indícios de que o arcebispo teria orientado a ocultação de abusos, fazendo com que dois seminaristas assinassem termos de acordo para ficarem em silêncio sobre as situações.
As investigações seguem em andamento e devem apurar tanto os crimes atribuídos ao padre quanto as denúncias históricas envolvendo o arcebispo falecido.
Com Petro no Branco
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp