Por volta das 21 horas desta sexta-feira (18) três elementos armados invadiram uma residência na Rua Pastor Meier, nas proximidades do Colégio Rui Barbosa, no centro de Marechal Cândido Rondon, e renderam as famílias que se encontravam na moradia. Enquanto dois dos assaltantes prendiam em um quarto da casa os moradores e as pessoas que visitavam a família naquele momento, o outro pegou a chave da Toyota SW4/SRX de uma das vítimas, que estava estacionada em frente à residência, e fugiu com a caminhonete, de placas QCB-5000, de Primavera do Leste (MT).
De acordo com a dona da residência, ela e o esposo haviam recebido a visita de sua irmã e cunhado, bem como da neta destes, que são de Primavera do Leste, Mato Grosso, e estavam em Marechal Rondon a passeio. “Eu estava preparando a janta, a minha irmã e a neta dela estavam tomando chimarrão e o meu marido e meu cunhado estavam na área da frente de casa conversando quando tudo aconteceu. Foi muito rápido. Os assaltantes estavam de preto e encapuzados. Foram tirando os celulares e rendendo todos. Apontaram arma para a gente e nos levaram para o meu quarto. Lá amarraram todos, menos a neta da minha irmã”, relatou a rondonense à reportagem de O Presente.
Conforme ela, um dos assaltantes ficou vigiando o quarto onde os reféns estavam amarrados, no segundo piso da casa, e o outro ficou no andar térreo da moradia monitorando para que tudo não fugisse do controle. “O homem que estava vigiando a gente falava de forma tranquila, só pedia para não olharmos para o rosto dele. Dizia que não iriam fazer nada de mal com a gente, que apenas queriam levar a caminhonete”, conta. “A todo momento ele pedia se estava tendo uma festa na casa, se iria chegar alguém. Depois pediu se tinha alguém passando mal, que qualquer coisa poderia falar”, acrescenta.
Os dois assaltantes permaneceram na residência monitorando as famílias por cerca de 30 minutos. “Quando percebemos que não tinha mais barulho de nada, imaginamos que eles haviam ido embora. Então a neta da minha irmã desamarrou a gente e meu marido ligou para a polícia”, comenta a moradora da casa onde ocorreu o assalto.
Segundo ela, a caminhonete da sua irmã e de seu cunhado estava com as malas de roupas que eles trouxeram para a viagem, uma vez que nesta noite repousariam na casa onde ocorreu o assalto, para somente seguir para um hotel no outro dia. Na Toyota também havia uma certa quantidade de dinheiro. Os assaltantes também levaram joias das vítimas. “A caminhonete tinha seguro, mas de qualquer forma o transtorno é grande. Agora meus parentes ficam em Rondon sem ter carro e sem as malas de roupas que estavam dentro do veículo. Até tudo se ajeitar, demora. Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave. Mas foi um grande susto. Só agora, horas depois, que está começando a cair a ficha”, declara a rondonense.
A polícia faz buscas para recuperar o veículo e identificar os assaltantes. Até o momento a informação é de que a Toyota SW4/SRX não cruzou a Ponte Ayrton Senna, que dá acesso ao Mato Grosso do Sul e ao Paraguai.
O Presente