A partir de uma série de ações na fronteira, no fim de semana, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em conjunto com outras forças policiais, aprendeu drogas, contrabando, dinheiro e veículos.
Na noite da última sexta-feira (26), policiais do BPFron, no âmbito da Operação Merom, abordaram um ônibus na cidade de Guaíra com destino a Porto Alegre (RS). Realizada revista, foi encontrada na bagagem de mão de um casal certa quantia de substância análoga à maconha. O casal possuía ainda outras bagagens no compartimento interno do veículo, onde foram localizados mais tabletes da mesma substância. Todo o entorpecente apreendido pesou 58,925 quilos.
O casal, um homem de 20 anos e uma mulher de 21 anos, informou aos policiais que levaria a droga até a cidade de Lajeado (RS) e receberia R$ 1 mil cada um pelo transporte do entorpecente. Eles foram presos e encaminhados juntamente do entorpecente aos procedimentos legais cabíveis.
No sábado
Na noite de sábado (27), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, policiais do BPFron, em conjunto com policiais da Força Nacional e agentes da Receita Federal, que realizavam abordagens a indivíduos e veículos que adentravam ao Brasil na Ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu, deram voz de abordagem a um veículo Toyota Premium paraguaio que adentrava ao Brasil.
Quando percebida a abordagem, o condutor empreendeu fuga. O BPFron e a Força Nacional fizeram buscas ao veículo, que posteriormente foi localizado em um estacionamento nas proximidades da aduana. Realizada revista, foi constatado que o veículo estava carregado com 146,600 quilos de substância análoga à maconha em seu bagageiro.
O veículo foi encaminhado juntamente do entorpecente apreendido para a Polícia Federal de Foz do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis. O veículo não possui queixa de furto ou roubo.
Ainda no sábado
Ainda na noite de sábado, policiais do BPFron, durante Operação Merom, em ação na cidade de Guaíra, recuperaram um veículo e peixes que haviam sido roubados minutos antes. Através de uma denúncia anônima que dava conta de irregularidades em um Fiat/Fiorino Branco, um veículo com tais características foi abordado. O veículo se encontrava vazio, mas no baú foram localizados vestígios de sangue.
Realizado serviço de inteligência conjunta com o Batalhão de área da Polícia Militar, os policiais foram informados que um roubo a uma Fiorino com uma carga de peixe teria sido registrado minutos mais cedo. Em patrulhamento nas proximidades, encontraram em uma residência que se localizava em situação de abandono a carga de peixes que havia sido roubada.
A vítima do roubo reconheceu seu veículo e a carga roubada, que totalizava cerca de 200 quilos de peixes. Ela foi encaminhada aos procedimentos cabíveis a fim de ser ressarcida de seus bens hora subtraídos.
Apreensão de pneus
Apreensão de pneus contrabandeados também foi registrada no sábado pelo Batalhão de Fronteira. Os policiais do BPFron, através da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), no âmbito da Operação Merom, realizavam patrulhamento em Foz do Iguaçu quando avistaram pneus em uma borracharia aparentando serem de origem paraguaia.
Feita abordagem ao estabelecimento comercial, foi confirmada a suspeita, além de serem localizados outros 16 pneus da mesma origem.
Os 18 pneus foram apreendidos e o indivíduo proprietário do estabelecimento comercial foi encaminhado aos procedimentos cabíveis.
Apreensão de veículo
Ainda na noite de sábado, a Rocam apreendeu um veículo com produtos oriundos do Paraguai no âmbito da Operação Merom. Em patrulhamento na BR-277, no município de São Miguel do Iguaçu, um Fiesta de cor vermelha foi abordado. Após revista veicular foi constatado que o veículo estava carregado de produtos diversos oriundos do Paraguai.
Com o condutor, um indivíduo de 36 anos, foram localizados dois celulares e R$ 2.610. Este informou que carregou os produtos em Foz e que os levaria até a cidade de Presidente Prudente (SP).
Condutor, veículo, produtos e dinheiro apreendidos foram encaminhados aos procedimentos.
Com assessoria