O trabalho integrado dos órgãos de segurança, a atuação da Polícia Militar (PM), a intensificação das ações de patrulhamento e fiscalização, bem como a participação da sociedade ao redobrar cuidados e denunciar suspeitos fizeram com que a maioria dos índices de criminalidade reduzissem no município de Marechal Cândido Rondon no ano de 2020. A afirmação é do comandante da 2ª Companhia da PM, tenente Daniel Zambon. “Quando se fala em segurança pública e dados criminais é importante ressaltar que o combate à criminalidade não se faz somente com um órgão, mas no conjunto de esforços de várias polícias que atuam na região e também do Ministério Público, do Poder Judiciário, e o mais importante que é a participação da população. Na cidade de Marechal Rondon temos a PM representada pelo 19º Batalhão e sua 2ª Companhia, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), além de termos também outras unidades, como a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF, em Quatro Pontes), que também têm atuação na região”, destaca.
Segundo ele, todo resultado no combate à criminalidade é fruto do empenho desses diversos órgãos. “É um trabalho que quanto mais forte, mais positivo é o resultado”, pontua.
NÚMEROS
No ano passado, em comparação com 2019, houve queda no número de furtos, que passaram de 409 para 239, uma baixa de 41%. Furto e roubo de veículos diminuíram de 78 em 2019 para 45 no ano passado (-42%). Detenções reduziram de 32 para 21 de um ano para outro (-32%), enquanto prisões passaram de 393 para 296 de 2019 para 2020 (-25%). Houve aumento na modalidade de roubo, avançando de 76 em 2019 para 84 em 2020 (+10%), e na apreensão de armas, que se elevou de 16 para 23 de 2019 para 2020, ou seja, incremento de 45%.

Comandante da 2ª Cia da PM, tenente Daniel Zambon: “Nós continuamos os nossos serviços empregando esforços para o policiamento preventivo e ostensivo, bem como a repressão imediata nos casos que tivermos conhecimento. A segurança é um resultado da soma de esforços de todos e com essa união vamos obter, sim, cada vez melhores resultados” (Foto: Joni Lang/OP)
CONJUNTO DE ESFORÇOS
O comandante ressalta que em 2020 a 2ª Cia da PM intensificou o policiamento visando o combate ao crime de furto, considerando o grande número de ocorrências nesta modalidade. “Já em 2019 observamos redução nos índices, o que perdurou no ano de 2020”, menciona.
Zambon cita que além da atuação focada nas ações policiais, a 2ª Cia da PM contou com a presença da tenente Lise, que veio para comandar o pelotão responsável pelo policiamento em Marechal Rondon. “Além dela, houve todo um empenho por parte da Polícia Civil, do BPFron e de outras unidades policiais que participam do combate à criminalidade. Tudo isso gerou redução mais do que significativa em relação a esses crimes”, evidencia.
PONTO POSITIVO
Em relação a crimes diversos, o tenente avalia ter sido constatada certa estabilidade, com redução inclusive na modalidade de roubos a veículos. “Um ponto positivo que demonstra o esforço dos policiais está ligado ao número maior de armas apreendidas. Isso mostra que houve incremento no combate e que dificultou a vida dos criminosos no nosso município, deixando mais obstáculos para que atuassem na região. Observa-se que fugiram para outras regiões ou então partiram para outros crimes porque temos redução significativa nas prisões”, destaca.

Patrulhamentos são realizados em bairros, auxiliando no desempenho positivo da segurança (Foto: Joni Lang/OP)
DIFERENCIAL
De acordo com o comandante da PM, os diferenciais nos números de 2020 também podem ter ligação com as medidas restritivas para conter a propagação do coronavírus e das mudanças de comportamento das pessoas. “O que provavelmente também tem alterado esta questão de crimes em nossa região, contudo, não temos como precisar isso, por ser algo muito novo. Necessitamos de estatísticas específicas para delimitar o que exatamente ocorreu em relação às mudanças de comportamentos de criminosos nessas questões da Covid-19”, analisa.
Quanto ao comportamento da população, que pode ajudar principalmente nessas questões de crimes de furtos e alguns roubos no município, Zambon diz que muitos desses produtos são colocados no mercado para serem comercializados novamente e muitas pessoas que não se julgam criminosas ou participantes disso acabam comprando por um preço inferior, mesmo sabendo que o produto é de origem duvidosa. “Assim, contribuem para a criminalidade e a manutenção desse mundo, desse ambiente que perdura em diversos locais, inclusive no nosso município”, lamenta.
O tenente orienta a comunidade a fazer denúncias que envolvem questões de criminalidade pelo disque denúncia 181, de forma anônima, ou pelo 190 de emergência. “As pessoas que observarem algum ilícito ou situação de emergência e precisarem da PM podem ligar para estes números. Nós continuamos os nossos serviços empregando esforços para o policiamento preventivo e ostensivo, bem como a repressão imediata nos casos que tivermos conhecimento. A segurança é um resultado da soma de esforços de todos e com essa união vamos obter, sim, cada vez melhores resultados”, enfatiza Zambon.

(Foto: Arte/OP)
O Presente