Na madruga de sexta-feira (31) e sábado (1º), na Aduana da Ponte Internacional da Amizade e no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional resultou na apreensão de maconha em fundo falso e de mercadorias contrabandeadas do Paraguai.
A primeira abordagem ocorreu na sexta-feira (31), às 19h45, a uma Van Paraguaia ocupada apenas pelo condutor, um paraguaio de 35 anos. Durante a abordagem, suspeitou-se do nervosismo do condutor. Diante do fato, foi iniciada uma inspeção no veículo com o auxílio do cão de faro. Na sequência, foram encontradas diversas embalagens a vácuo contendo substância análoga a maconha em um fundo falso no para-choques dianteiro.
O motorista não prestou esclarecimento sobre a procedência dos ilícitos. Os entorpecentes, que totalizaram 24 kg, foram apreendidos juntamente com a van. O condutor foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos legais cabíveis.
Já a segunda ação ocorreu algumas horas depois, por volta das 05h, quando foi abordado um ônibus de turismo que entrava o território brasileiro. Durante verificação no bagageiro do veículo, foram encontrados cerca de 540 pacotes de cigarro e 4 pneus contrabandeados. O motorista do ônibus assumiu a posse das mercadorias. Diante dos fatos, toda a mercadoria foi apreendia e o condutor liberado, porém será enviada ao Ministério Público uma Representação Fiscal para Fins Penais para apuração dos ilícitos.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Com assessoria