Solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), marcou a transmissão de comando do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).
Na ocasião, o comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar (PM) do Paraná, tenente-coronel Marcos Sperka, conduziu a transmissão de insígnias entre o major André Dorecki, que deixa o posto de chefe do BPFron, e o major Saulo de Tarso Sanson Silva, que assume a responsabilidade de comandar a corporação com sede em Marechal Rondon e companhias nas cidades de Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste, abrangendo em torno de 200 municípios do Estado.
O major Saulo tem 48 anos e ingressou na PM em maio de 1990, tendo se formado na Academia do Guatupê em 1992 no curso de formação de oficiais. Em 1996 se especializou no curso de operações de busca e salvamento no Corpo de Bombeiros e no ano de 2001 no curso de distúrbio de civis. Em seguida, se aperfeiçoou junto à PM, até se formar no curso superior de polícia no biênio 2016/2017.
O major se graduou no Ensino Superior no ano de 2003 no curso bacharelado e licenciatura em Educação Física, em 2007 concluiu pós-graduação em Administração com Ênfase em Segurança Pública, enquanto em 2015 se especializou no curso de Política e Estratégia.
HONRARIAS E FUNÇÕES
Devido ao empenho e destacada atuação na área da segurança pública, o major foi condecorado com as medalhas Policial-Militar de Bronze e Prata, representando dez e 20 anos de serviços prestados à PM e ao Estado do Paraná; medalhas insígnia do Mérito Policial Militar pelos relevantes serviços prestados à PM do Mato Grosso do Sul; entre outras comendas militares e civis.
No período compreendido de 2005 a 2007, Saulo atuou na função de comandante da Escola de Formação de Oficiais, de 2007 a 2010 trabalhou na segurança de autoridades e dignitários da Casa Militar, foi subchefe da Agência Central de Inteligência da PM do Paraná de 2010 a 2014, ouvidor da PM de 2015 a 2016, presidente da Comissão de Promoções de Praças em 2017 e 2018 e subdiretor da Diretoria de Tecnologia e Qualidade da PM-PR nos anos de 2016 a 2018.
HOMENAGENS
Além da transmissão de comando na corporação, bombeiros e policiais militares foram promovidos a cabo e terceiro sargento. Autoridades políticas, militares e civis, bem como parceiros, foram homenageados com a entrega de medalhas. Também foi realizada cerimônia em reconhecimento aos militares do BPFron que mais se destacaram nas suas atribuições.
Após o ato houve a entrega das chaves de uma carreta equipada com câmeras e instrumentos de alta tecnologia que passam a ser utilizados pelo BPFron.
PRESENÇAS
Assim como as autoridades militares anteriormente citadas, estiveram presentes ao ato o secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Julio Cezar dos Reis, o subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Arildo Luis Dias, comandantes e militares das três companhias do BPFron; os prefeitos de Guaíra, Mercedes e Marechal Rondon, Heraldo Trento, Cleci Loffi e Marcio Rauber; entre outros.
O Presente