Policial CRIMINALIDADE

Menor de 14 anos é apreendido apontado como autor de roubos no fim de semana em Marechal Rondon

Jovem é suspeito de, sozinho, roubar um veículo Saveiro na noite de sábado (09) e, no domingo (10), com apoio de outro menor, de 16 anos, e de dois maiores, assaltar uma residência no centro da cidade. O segundo adolescente também foi localizado e apreendido pela Polícia Civil

O Presente

Após intensos trabalhos de investigação, a Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon elucidou os dois roubos praticados no último fim de semana em Marechal Cândido Rondon. A apreensão de dois adolescentes, de 14 e 16 anos, acusados de envolvimento nas ações criminosas, foi o fator determinante para a conclusão dos inquéritos policiais.

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Diego Valim, os menores foram apreendidos ontem (11) após serem apontados como os responsáveis pelo assalto registrado no domingo (10), na Rua XV de Novembro, próximo ao Clube Concórdia, no centro da cidade. Na ocasião foram roubados uma caminhonete S10, uma televisão, joias e outros objetos.

As investigações indicaram que os jovens, de 18 e 19 anos, presos ainda no domingo, após se envolverem em um acidente com a caminhonete roubada na BR-163, em Mercedes, não teriam tido participação direta na ação criminosa, mas, sim, que teriam pegado o veículo após o roubo.

Conforme o delegado, foram os adolescentes que entraram na residência e praticaram o roubo. “Após o assalto, eles teriam ido até uma residência no Bairro São Francisco para deixar os objetos roubados. De lá, os maiores de idade seguiram com o veículo roubado para Guaíra, mas no trajeto acabaram se envolvendo no acidente enquanto fugiam das equipes policiais”, explica o delegado, acrescentando: ““Eles (maiores) vão alegar que apenas receptaram a caminhonete, então camos tentar avaliar se há mensagens no celular ou algum outro indício que indique o contrário”.

Valim ainda comenta que um dos jovens detidos teria aparentando ter conhecimento de que o menor iria praticar o crime, enquanto ele aguardaria apenas para levar o veículo para Guaíra. “O outro alegou que não sabia de nada. Disse que apenas estava junto na residência no momento em que os menores chegaram com o veículo roubado”, menciona Valim.

Além disso, ao menor de 14 anos também é imputada a responsabilidade do assalto realizado na noite de sábado (09), quando um veículo Saveiro, uma televisão e R$ 250,00 foram roubados de uma residência na Rua Goiás, também no centro da cidade. Na ação, o adolescente, que escondeu o rosto com uma camiseta, teria chegado ao local de bicicleta, pulado o muro da residência e rendido os moradores para praticar o roubo.

Tanto no roubo de sábado quanto de domingo, o menor teria utilizado um simulacro de arma de fogo para praticar os crimes.

Os dois menores estão apreendidos na Delegacia de Polícia Civil e aguardam vaga para internamento em algum Centro de Socioeducação (Cense) da região.

 

Receptação

Os objetos roubados nos dois assaltos foram encontrados pela Polícia Civil em uma residência no bairro São Francisco. “As investigações apontaram dois possíveis endereços onde os objetos poderiam estar. Fomos em um endereço e não tinha ninguém. Logo na sequência, um advogado entrou em contato dizendo que seu cliente iria apresentar os objetos”, conta Valim.

Entre os objetos recuperados estão duas televisões, diversas joias, calçados, um micro-ondas, uma sanduicheira e maquiagens e outros produtos, todos oriundos dos roubos do fim de semana.

Segundo o delegado, o homem que guardou os objetos vai responder por receptação.

TOPO