Fale com a gente

Policial

Ministério de Minas teria sofrido espionagem do Canadá

Publicado

em

Informações divulgadas ontem (06), pelo Fantástico revelam que novos documentos mostram que o Ministério de Minas e Energia também foi alvo de espionagem por parte do Canadá. Os papéis foram entregues pelo ex-agente Edward Snowden ao jornalista Gleen Greenwald, do jornal britânico “The Guardian”.  

Os telefones, e-mails e uso da internet teriam sido mapeados com detalhes pela Agência de Segurança Canadense. Para o ministro Edson Lobão, a ação demonstra o interesse do país nos assuntos brasileiros, sobretudo no setor mineral, e merece repúdio. 

Dilma

Em agosto, dados liberados por Snowden mostraram que a presidente Dilma Rousseff e seus assessores eram vigiados pela NSA, a Agência de Segurança dos Estados Unidos. As denúncias fazem referência a um documento atribuído à agência, segundo o qual comunicações da presidente Dilma Rousseff foram monitoradas, assim como as do mexicano Enrique Peña Nieto, então candidato à presidência.

Por causa da suspeita de espionagem, a presidente adiou a viagem que faria aos Estados Unidos este mês.

Petrobras

 Após vir à tona que a presidente Dilma Roussef era alvo dos norte-americanos, foram divulgadas informações de que a NSA também espionou e levantou informações sobre a Petrobras. A revelação só foi possível a partir de documentos vazados pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, atualmente exilado em Moscou, na Rússia.

A comprovação pôs fim à teoria do governo americano de que a o órgão se dedica exclusivamente ao combate do terrorismo. Dias antes, a agência havia declarado ao jornal americano “The Washington Post” que “não se engaja em espionagem econômica em qualquer área”. A veracidade da informação é questionada a partir dos documentos inéditos, em que o nome da petroleira estatal é citado pelo menos quatro vezes.

Copyright © 2017 O Presente