Fale com a gente

Policial

Número de homicídios cai no primeiro semestre no Paraná

Publicado

em

O número de assassinatos no Paraná caiu 17% no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com o relatório divulgado ontem (27) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). De janeiro a junho de 2013, 1.311 pessoas foram mortas no estado. Já em 2012, o número de homicídios nos primeiros seis meses foi de 1.578.

Segundo o levantamento, em 2013, foram 267 mortes a menos – número que representa praticamente um mês sem assassinatos. No mês de junho, foi registrada a menor taxa de homicídios no Paraná, com 170 mortes. Esse índice começou a ser computado em 2007, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Além dos índices de homicídios dolosos, que têm a intenção de matar, o levantamento registrou informações sobre roubos seguidos de morte (latrocínios) e de lesões seguidas de morte nos 399 municípios do Paraná e na cidade de Curitiba.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, os resultados são atribuídos a um conjunto de ações desenvolvidas pelas unidades policiais, com intensificação de operações, armas apreendidas e cumprimento de mandados de prisão, evitando a retroalimentação do crime.

Uma prévia do relatório havia sido divulgada no início do mês de julho com os índices das principais cidades do estado. Londrina, no norte, ficou quase um mês sem homicídios dolosos. Da mesma forma, a Cidade Industrial de Curitiba, bairro considerado o mais violento da capital, conforme a Sesp, também ficou mais de 30 dias sem ocorrências de homicídio doloso.

Copyright © 2017 O Presente