A equipe do Destacamento da Polícia Militar (PM) de Quatro Pontes foi acionada, às 10h30 de quinta-feira (10), para comparecer até uma residência no Bairro Primavera para atendimento uma ocorrência envolvendo maus-tratos a animais. Apesar da situação de flagrante delito relatado pela PM, os responsáveis não foram encontrados, sendo que a residência não possui muros ou portão de isolamento. Aos policiais, o solicitante informou que no fundo do quintal estavam três cães adultos e um cão filhote, isolados por um canil.
Todavia, conforme presenciado por esta equipe, o canil não comportava cobertura suficiente para proteção dos animais, que estavam expostos fortemente ao calor solar, pois o canil continha uma pequena casa com altura do telhado ao chão incompatível com a estrutura de ventilação e proteção dos quatro animais.
Foi percebido, ainda, um pote com resto de comida em estado de putrefação e alguns pedaços de ossos bovinos com moscas e mau odor. Segundo relatou o solicitante, os animais não tinham água limpa para consumo, mas um vasilhame com barro e a água era imprópria para consumo, sendo que o próprio solicitante realizou inclusão de água e ração, no entanto o filhote não conseguia se movimentar, aparentando alguma doença ou fraqueza.
Os policiais souberam que durante o período da tarde a insolação naquele ambiente é muito maior, não tendo condições saudáveis e nem higiênicas para manter os animais naquela condição. Os solicitantes se comprometeram em encaminhar o filhote e a cadela adulta, que encontra-se em período de amamentação, para realizar os tratamentos veterinários.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, uma vez que os responsáveis pelo imóvel não foram localizados.
O Presente com PM