A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), uma operação mirando o contrabando de cigarros e de agrotóxicos no Paraná e em outros quatro Estados. A ação foi batizada de “Contaminatus”.
Segundo a PF, o objetivo da ação é acabar com uma organização criminosa especializada em contrabandear e distribuir cigarros e agrotóxicos de origem paraguaia em vários Estados do país. Os chefes dessa organização moram em Guaíra.
As investigações da PF apontaram a existência de empresas fundadas para expedir notas fiscais, dando uma aparência de legalidade ao transporte dos produtos contrabandeados.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Guaíra, município do oeste paranaense, e são cumpridas também em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins.
No total, são oito mandados de prisão preventiva – por tempo indeterminado – e 17 de busca e apreensão. Há ainda, de acordo com a PF, sequestro e indisponibilidade de bens, propriedades e contas bancárias de diversos investigados.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Paraíso do Tocantins (TO), onde um homem foi preso em flagrante depois de os agentes encontrarem com ele uma escopeta e vários cartuchos de munição.
CINCO ESTADOS
De acordo com a PF, 80 agentes cumprem mandados em oito cidades de cinco estados. São elas:
Guaíra (PR)
Curitiba (PR)
Terra Roxa (PR)
Umuarama (PR)
Mundo Novo (MS)
Sinop (MT)
Novo Progresso (PA)
Paraíso do Tocantins (TO)
Com RPC TV