Policiais federais, militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e a equipe do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) desenvolveram patrulhamento no Rio Iguaçu, na área compreendendo os municípios de Céu Azul e Capanema, ambos margeados pelo Parque Nacional do Iguaçu, sendo o último na faixa de fronteira com a Argentina. A operação foi desenvolvida na madrugada e manhã desta segunda-feira (16).
Na ação, foram apreendidas duas embarcações que estavam sendo utilizadas por pescadores clandestinos e diversas redes de pesca que, somadas, atingem mais de mil metros de comprimento.
Também foram arrecadados peixes de diversas espécies e tamanhos, dentre eles o Surubim do Iguaçu, espécime em processo de extinção, além de uma tartaruga. Os animais foram devolvidos à natureza.
Os pescadores fugiram se embrenhando na mata ao perceberem a aproximação da patrulha policial. As embarcações apreendidas foram destruídas e as redes de pesca encaminhadas para o escritório do ICMBio em Capanema.
Trata-se de mais uma ação de proteção ao Parque Nacional do Iguaçu e da fronteira Sudoeste com a Argentina.
O Presente

Foto: Divulgação