A Polícia Civil do Paraná emitiu alerta à população sobre a circulação de novo vírus que se espalha por meio de conversas no WhatsApp. A orientação foi feita pela delegada Paula Caroline Wisniewski, da Delegacia de Polícia de São João, após diversos relatos de usuários infectados no município e em outras regiões do estado.
Segundo a delegada, o golpe consiste em um arquivo no formato ZIP que chega ao aplicativo com o nome do usuário e mensagens que variam conforme o perfil da vítima. “Trata-se de uma nova variante de vírus, replicada em diversas conversas contendo o nome dos usuários e um arquivo em formato ZIP. A maioria das mensagens faz referência a listas de orçamento, mas o vírus é personalizável e pode aparecer em outros formatos, como lista de pacientes, por exemplo”, explicou Wisniewski.
Ela ressaltou que clicar no arquivo pode causar perda de acesso ao WhatsApp e permitir a instalação de softwares maliciosos no celular ou computador. “Quando o usuário clica nesse arquivo, ele normalmente perde o acesso ao WhatsApp, e uma vulnerabilidade é instalada no aparelho”, destacou.
A recomendação é não abrir o arquivo e buscar ajuda técnica imediata caso o download tenha sido feito. “Procure uma assistência técnica e realize uma limpeza com antivírus no celular ou no computador. Até ter certeza de que o dispositivo não está mais contaminado, evite acessar aplicativos que exigem senha, como os bancários”, alertou a delegada.
Wisniewski também orienta que vítimas que sofrerem prejuízos financeiros registrem boletim de ocorrência, tanto presencialmente quanto pela Delegacia Online da Polícia Civil do Paraná.
Com Catve
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp