O Presente
Policial

Polícia Civil conclui inquérito sobre disparo contra gata no Jardim La Salle em Toledo

calendar_month 6 de março de 2026
3 min de leitura

A Polícia Civil (PC) concluiu nesta sexta-feira (6) o inquérito policial que investigava o disparo de arma de pressão contra uma gata registrado no início da semana no Jardim La Salle, em Toledo. O caso gerou grande repercussão na cidade e mobilizou autoridades e a comunidade nas redes sociais após a divulgação da agressão contra o animal.

De acordo com o delegado-adjunto da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP), Rodrigo Baptista, desde o registro da ocorrência as equipes do setor de meio ambiente da Polícia Civil realizaram diligências para esclarecer os fatos e entender a dinâmica do disparo que atingiu a gata. Os policiais estiveram no local do ocorrido para realizar levantamentos e reunir elementos que contribuíssem para o andamento da investigação.

Com base nas apurações realizadas, a Polícia Civil concluiu pelo indiciamento do investigado pelo crime de maus-tratos contra animal. A conduta está prevista na legislação brasileira e, no caso de cães e gatos, pode resultar em pena de até cinco anos de reclusão. O inquérito policial já foi devidamente relatado e encaminhado ao Poder Judiciário, que dará sequência aos procedimentos legais.

Foto: Divulgação – PCPR 

Relembre o caso

O caso ocorreu na segunda-feira, 02, quando uma gata chamada Morgana foi atingida por um disparo enquanto estava sobre o muro da residência de seus tutores, no Jardim La Salle. Segundo relato do proprietário à Polícia Militar (PM), ele estava no pátio da casa com a esposa por volta das 18h00 quando ouviu um estampido. Logo em seguida, o animal caiu ferido.

A suspeita inicial era de que o disparo tivesse partido de uma residência vizinha. Conforme o tutor relatou à Polícia, ao procurar o morador do imóvel de onde teria vindo o tiro, foi atendido por um homem que pediu desculpas pelo ocorrido e, em seguida, deixou o local em um veículo Fiat de cor preta. Na ocasião, equipes policiais realizaram patrulhamento na região, mas o suspeito não foi localizado naquele momento.

Estado de saúde atualizado de Morgana

A gata Morgana segue internada sob cuidados veterinários e, segundo os tutores, a previsão é de que ela receba alta na próxima segunda-feira (09). Até o momento, o animal permanece em estado estável, porém ainda apresenta algumas complicações e não tem se alimentado adequadamente. A gata está sendo acompanhada de perto por profissionais da clínica e conta também com a supervisão de um médico neurocirurgião veterinário de Foz do Iguaçu-PR. A família informou que somente após a alta médica será possível avaliar com mais precisão as possíveis consequências causadas pelo projétil. Os tutores também afirmaram que pretendem continuar acompanhando o caso e buscar a responsabilização do autor do disparo, reforçando o agradecimento à mobilização da comunidade e aos veículos de comunicação que deram visibilidade ao ocorrido.

A gata foi socorrida e encaminhada para atendimento veterinário na clínica Vida Pets, onde recebeu os cuidados necessários. O animal passou por exames e procedimentos médicos após o disparo, enquanto os tutores prestaram depoimento às autoridades e acompanharam o andamento das investigações.

Com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.