A polícia paraguaia apreendeu uma carga recorde de mais de duas toneladas de cocaína na noite de segunda-feira (19). A droga, que contabilizou até agora 2,5 mil quilos, estava escondida em uma carga de carvão vegetal que tinha como destino o país de Israel.
A droga foi encontrada em um porto privado na cidade de Villeta, no Departamento Central, e seria originária da Bolívia. Antes de chegar em Israel, a droga passaria pela Bélgica. Essa é a maior apreensão de cocaína da história do Paraguai. Até então, a maior apreensão tinha sido 2.190 quilos, em Yby Yaú, em 2019.
O ex-diretor da TV Pública do Paraguai foi detido em sua casa, um apartamento localizado no bairro de Herrera, na cidade de Assunção, apontado como responsável pelo carregamento de carvão e com suspeita de ligação com a cocaína.
Segundo a imprensa paraguaia, o procedimento de investigação começou na tarde de segunda-feira e foi comandada pela agente fiscal Elva Cáceres, da Unidade Especializada de Luta contra o Narcotráfico. As duas toneladas de cocaína estavam escondidas em apenas um container e foram localizadas com o auxílio de cães farejadores. Os demais containers ainda estão sendo verificados.
A investigação também contou com a participação dos agentes da Unidade de Inteligência Sensível Antinarcóticos e Feitos Puníveis Conexos, da Polícia Nacional do Paraguai. A estimativa é de que a apreensão cause um prejuízo aos traficantes de cerca de 600 milhões de dólares.
O ministro do Interior, Euclides Acevedo, comentou que a carga ilícita foi distribuída para várias partes do mundo, não apenas para Israel. Ele garantiu que foi um árduo trabalho de inteligência, de muito tempo atrás, que agora conseguiu cortar uma das principais rotas do narcotráfico.
A investigações terão continuidade a fim de apontar a origem da droga, além de identificar outros envolvidos no esquema criminoso.