Fale com a gente

Policial

Polícia Federal de Guaíra apresenta balanço dos trabalhos

Publicado

em

Divulgação
cigarros gauira

O Estado do Paraná conta com nove Delegacias da Polícia Federal, abrangendo o total de 399 Municípios, bem como faz fronteira com a Argentina e Paraguai, sendo este a principal porta de entrada de drogas, armas, produtos contrabandeados diversos, fato que dificulta em demasia a fiscalização, principalmente em Guaíra e Foz do Iguaçu.

Segundo a Polícia Federal, visando a eficiência e qualidade na prestação de serviços à população, está sendo construída uma nova sede da Polícia Federal em Guaíra, com previsão para sua conclusão no primeiro semestre de 2012.

O novo prédio contará com quatro pavimentos, incluindo o subsolo, tendo área total construída de 3.052,02 m², onde serão abrigados todos os serviços hoje prestados na atual sede, como emissão de passaportes, registros de armas, controle de produtos químicos, segurança privada, núcleo de inteligência e operações e o setor de perícias criminais.

Atualmente a Delegacia em Guaíra conta com cerca de noventa e cinco profissionais, dentre policiais federais, contratados, vigilantes e estagiários e, desde março de 2010, através da Operação Sentinela que visa a coibir o tráfico de drogas e armas, contrabando e descaminho, há o apoio de policiais federais de outras descentralizadas bem como de militares da Força Nacional de Segurança Pública e outros órgãos de forma integrada. A Delegacia conta, ainda, com um cão farejador facilitando as fiscalizações a pessoas e veículos.

Divulgação
pneus

Os esforços, segundo a Polícia, resultaram na apreensão de cerca de um milhão e quatrocentos mil pacotes de cigarros contrabandeados este ano e que deixaram de circular no território nacional. Em valores, atingem o montante de mais de R$ 14 milhões de reais, incluindo os tributos que deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos.

Houve um aumento significativo no volume de agrotóxicos apreendidos em relação ao ano passado, saltando de pouco mais de 600 quilos para 1,5 tonelada desse produto que ingressou de forma irregular no território nacional. Com relação ao tráfico de drogas, foram cerca de 8 toneladas de maconha apreendidas.

Quanto a outros bens apreendidos nas ações policiais, em sua maior parte utilizados no contrabando de cigarros e tráfico de drogas, a Delegacia em Guaíra somou até agora 219 veículos de passeio, 56 caminhões e 42 embarcações.

Recentemente, no último sábado (01), houve a apreensão de cerca de 200 pneus de origem estrangeira os quais foram localizados em uma residência em Guaíra/ utilizada como depósito desse produto e hoje (05), por volta de 07 horas em Oliveira Castro, cerca de 3 mil pacotes de cigarros também armazenadas em uma residência.

Copyright © 2017 O Presente