Copagril
Policial

Polícia ganha especialistas em fronteira

Giuliano De Luca

29 policiais concluíram o treinamento ontem (24)

Trabalhar com a segurança pública em regiões de fronteira exige conhecimentos específicos, necessários para combater crimes praticados nessas regiões. Para amparar policiais da região com esses conhecimentos é que foi realizado em Marechal Cândido Rondon a sétima edição do curso de Unidades Especializadas de Fronteira, nível operador, que teve sua cerimônia de encerramento na manhã de ontem (24), na sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).

Ao todo, 25 policiais militares da corporação e outros quatro policiais civis receberam o diploma que os torna especialistas e ícones em ações de combate à criminalidade.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

O aperfeiçoamento, de acordo com o comandante do BPFron, major Erich Osternack, é de extrema importância na busca pela excelência na qualidade da segurança pública. Ele explica que os policiais ficaram confinados durante dez dias na sede do batalhão não somente para receber as instruções, mas também sendo psicologicamente pressionados para garantir eficiência em situações reais de combate ao crime.

“O curso foi em período integral, ininterrupto, direcionado aos policiais de ponta, que estão no dia a dia na nossa fronteira”, conta. Entre as disciplinas ministradas, os policiais se aperfeiçoaram em técnicas de entrevista, noções de investigação criminal, artefatos explosivos, tiro e tática de confronto armado e identificação a fraudes veiculares. “Estamos insistentemente buscando a qualificação para dar segurança à população do Oeste do Paraná”, conta Osternack.

O major antecipa que uma nova edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira já está programada para o próximo mês. “Teremos uma nova turma, com mais 30 policiais, que fará o curso de 18 a 27 de novembro”, diz. O curso foi realizado por convênio entre a Polícia Militar do Paraná e o Ministério da Justiça, por meio da Estratégia Nacional de Segurança das Fronteiras (Enafron).

TOPO