Fale com a gente

Policial

Polícia intensifica buscas aos fugitivos da cadeia de Marechal Rondon

Publicado

em

 

O Presente
Comandante da 2ª Cia do 19º Batalhão da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, Capitão Marco Aurélio de Carvalho: Continuamos com as buscas e tentaremos recuperar o maior número possível dos fugitivos

Uma fuga em massa registrada na cadeia pública de Marechal Cândido Rondon, na manhã de ontem (31), assustou a população local e deixou apreensivos os moradores dos municípios vizinhos. Ao todo, 39 detentos se evadiram da carceragem após abrirem um buraco na parede da ala Casão. Em seguida, eles invadiram a ala feminina e fizeram outro buraco, que deu acesso ao pátio de uma empresa ao lado da delegacia.

Logos após a constatação da fuga, equipes policiais da Segunda Companhia da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), foram mobilizadas e intensificaram as ações na cidade e interior do município.

Enquanto isso, os presos que restaram foram retirados das celas para que fosse realizado o fechamento do buraco na parede. Durante o procedimento, os agentes penitenciários aproveitaram para fazer um pente-fino no local.

Na ocasião, como forma de represália, os policiais acabaram tirando regalias dos presos, como televisores, ventiladores, entre outros objetos, além de adiantar que as visitas serão suspensas pelo período superior a trinta dias.

 

Recapturados

Até o momento, dos trinta e nove foragidos, dez já foram recapturados pela polícia, sendo que a maioria deles foram localizados nos bairros, periferias, e áreas rurais de Marechal Rondon.

Na tarde de ontem (31), durante patrulhamento pelo Jardim Higienópolis, próxima à área de captação do SAEE, os policiais localizaram o fugitivo Maiko Rodrigo Schell. Continuando as buscas, foi encontrado caminhando pela estrada na Linha Heidrich, Douglas da Silva Rieger. Ainda durante a tarde, Lucas dos Santos Neumann foi encontrado na casa da família, no Bairro Vila Gaúcha.

No decorrer da noite, a Polícia Civil oficializou a recaptura de mais quatro foragidos, sendo eles, Gilberto Chechi, Charles Roberto Alves, Diego Edson da Silva de Oliveira e Samuel Fernandes Guimaraes. Charles e Diego foram localizados próximo a uma passarela de pedestres da BR-163, enquanto Samuel encontrado em uma casa no Bairro São Lucas.

Na manhã de hoje (1º), a Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon recebeu a informação de que a Policia Militar de Santa Terezinha de Itaipu havia recapturado Rodrigo de Souza e Jocemar Teixeira dos Santos, os quais estarão sendo trazidos para Marechal Rondon ao longo dia. Também nesta manhã, a Polícia Militar de Nova Santa Rosa, localizou no interior daquele município, o foragido Rodrigo Cesar da Silva, o qual já foi entregue na delegacia de Marechal Rondon.

 

Buscas intensificadas

Na manhã de hoje, equipes do BPFron Batalhão de Polícia de Fronteira, BPMOA Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e 19º BPM Batalhão de Polícia Militar, reuniram-se novamente, para reestruturar as ações de busca e diligências, no intuito de recapturar os demais foragidos e devolver a sensação de segurança e tranquilidade à população de Marechal Rondon e região.

Conforme destaca o comandante da 2ª Cia do 19º Batalhão da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, Capitão Marco Aurélio de Carvalho, várias forças policias estão engajadas na operação de recaptura dos foragidos. Desde o momento que recebemos a informação da fuga dos presos, foi feito um engajamento com várias equipes policiais disponíveis na região e desenvolvido o trabalho de buscas em conjunto com o BPFron, batalhão aéreo, além das policias rodoviárias federais e estaduais. Segundo o capitão, mais de 30 policiais militares se empenharam nas buscas. Tivemos esse resultado de mais de 10 fugitivos recapturados e continuaremos com as buscas durante o dia, contando mais reforços que estão se apresentando para reforçar a operação, declara.

A grande maioria dos foragidos estavam presos por furto, roubo e tráfico de drogas. São pessoas que estão em dívida com a justiça, praticaram mal em desfavor da sociedade e terão que pagar a pena que lhes foi imposta pelo poder judiciário, por isso iremos continuar as buscas e colocar eles novamente na cadeia para cumprir suas penas, destaca Marco Aurélio.

Diante de toda movimentação policial, o Capitão da Polícia Militar acredita que dentro das próximas horas ou nos próximos dias, mais presos serão recapturados. Continuamos com as buscas e tentaremos recuperar o maior número possível dos fugitivos, afirma.

 

Colaboração

O capitão reforça a importância da colaboração da população para localizar os foragidos. Ele pede que as pessoas entrem em contato com a polícia, caso aviste algum suspeito. É importante que a população nos ajude com informações que possam nos levar até os foragidos. Caso vejam pessoas suspeitas, entrem em contato através do número 190, que imediatamente estaremos deslocando uma equipe policial para o local informado.

 

Superlotação

A cadeira pública de Marechal Cândido Rondon tem capacidade para receber 18 presos, porém, hoje conta com mais de 100 detentos.

No momento da fuga, havia um investigador e dois agentes de cadeia na vigília. O inquérito que irá apontar se houve algum tipo de facilitação para a fuga dos detentos já foi instaurado. Desta forma, será possível descobrir qual o procedimento que os presos fizeram dentro da cadeia para que assim conseguissem lograr êxito na fuga.

Lista de foragidos (atualizada)

Ademar Fritsch, Ailton de Andrade, Anderson Fritsch, Andrey Felipe Vier de Camargo da Cruz, Eduardo Batista, Erick Johnatan Brodoswki Pereira, Fábio Alex dos Santos, Fábio Gonçalves da Silva, Felipe Ricardo Ferster Cardoso, Jackson da Silva Lima, Jaime Gomes da Silva, Jeferson Ramos da Silva, Jeferson Rodrigues Schulz, Jhyovany Matheus Rigolin, Joel Encina Marias, Jhonatan Cordeiro, Josemar Galvão, Kereison de Almeida Leoblein, Lucas Vilson Horst, Lucas Carlos Sozo, Marciano Vargas Lopes, Michel Rodrigo Schneider, Nelson Cardoso, Paulo Cesar de Jesus Roso, Rafael Fülman da Silva, Ricardo Manelasque, Roberto Verdan Fonseca, Rodrigo Miranda Soares e Tiago de Azevedo Peres.

Copyright © 2017 O Presente