Fale com a gente

Policial SOMA DE ESFORÇOS

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon recebem novos aspirantes a oficiais

Publicado

em

Aspirantes Maycon Leandro de Souza, Guilherme Afonso Tocunduva Rodrigues e Yullie Garib Prandel (Foto: Milena Rolim/O Presente)

Três novos aspirantes a oficiais militares, que passam a integrar as forças policiais de Marechal Cândido Rondon, foram recepcionados nesta terça-feira (03) na sede da 2ª Companhia de Polícia Militar.

Após três anos sob o regime de internato na Academia Polícia Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, os aspirantes Guilherme Afonso Tocunduva Rodrigues, Yulli Garib Prandel e Maycon Leandro de Souza iniciam agora a carreira operacional com o estágio probatório de um ano.

Os objetivos são ampliar e consolidar os conhecimentos já auferidos pelo Aspirante a Oficial PM durante o curso, permitir o contato com a realidade da Unidade Operacional, como também conhecimento prático da realidade interna da OPM (Organização Policial Militar), visando o preparo para as futuras atividades que irá desempenhar na corporação, além de possibilitar a participação em intervenções policiais em locais de ocorrências, dando a oportunidade da auto avaliação, da avaliação curricular e fornecendo condições para que o Comando-Geral possa avaliar a capacidade profissional e intelectual dos estagiários.

Durante o período de estágio, os aspirantes irão percorrer as unidades policiais que integram a área de abrangência do 19º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Toledo, sempre acompanhados, orientados e avaliados.

A expectativa é de que os aspirantes contribuam com novas ideias e venham a somar os esforços no policiamento realizado pela PM em Marechal Rondon e nos demais municípios. Eles desempenharão funções de liderança, comando e de responsabilidades junto a tropa operacional e administrativa. “Eles irão, num primeiro momento, conhecer toda a área administrativa das companhias que integram a circunscrição do 19º Batalhão, os municípios como um todo, conhecendo as histórias, a região em sua totalidade, a população, economia e, claro, as próprias questões da criminalidade”, explica o comandante da 2ª Companhia, capitão Valmir de Souza, que acrescenta: “Em Curitiba eles tem uma noção geral do Estado do Paraná, mas, agora, lotados na área do 19º Batalhão irão ter conhecimento do que realmente acontece nessa região e assim poder auxiliar no planejamento do policiamento da unidade”.

 

Expectativa

Depois desse período de um ano de estágio, os aspirantes serão promovidos a 2º tenentes.

Agora, os aspirantes estão conhecendo a região, a rotina do Batalhão e assim conseguirem se inserir completamente no ambiente.

Depois de três anos de curso, a expectativa dos futuros oficiais é somar com a comunidade. “Durante o curso tivemos diversas matérias, entre elas direitos humanos e o policiamento comunitário, que hoje é o foco da Polícia Militar, ou seja, atuar próximo à comunidade para conseguirmos entender suas dificuldades e atuar no que for necessário”, destaca o aspirante Maycon Leandro de Souza.

 

Corpo de Bombeiros

O 3ª Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon também recebeu um novo aspirante a oficial, Ricardo Augusto Maioque Baggio.

Ele conta que havia passado apenas algumas vezes pela região, mas sempre ouviu falar muito bem de Marechal Rondon. “O pessoal é muito hospitaleiro”, afirmou.

Durante esse período, Baggio espera contribuir com a tropa, para que eles continuem prestando um serviço de excelência. “Sempre em busca da melhoria. Com meu conhecimento teórico, aliado com a experiência da tropa, chegaremos ao atendimento que Marechal merece”, finaliza.

Copyright © 2017 O Presente