Policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com sede em Marechal Cândido Rondon, participaram de instruções de CQB (combate em ambiente confinado) visando o cumprimento de mandados de busca e de prisão de alto risco. As ações foram realizadas durante a tarde de hoje (19) em uma edificação da cidade.
De acordo com o coordenador e instrutor, 2º sargento Samuel Nunes, especialista em controle de distúrbios civis (CDC), as instruções são voltadas às técnicas aplicadas durante o cumprimento de mandados que ofertam grandes riscos à vida do policial, como, por exemplo, um confronto armado “Nós dispomos de reforços e equipamentos de segurança para fazer com que o policial se aproxime do local e cumpra a ordem judicial sem precisar expor sua vida a riscos não necessários”, declara.
Conforme Nunes, a capacitação teve por objetivo preparar os policiais para cumprir mandados em ambientes residenciais, comércios e demais locais que, por ventura, seja necessária a entrada mediante ordem judicial.
Além disso, o treinamento tem como premissa a automatização de técnicas e táticas de abordagem, cabendo ao policial desempenhá-las de forma planejada ou emergencialmente. “A técnica visa a capacitação do profissional para que ele possa, quando exigido, aplicar de uma forma profissional, minimizado os riscos a sua vida e de pessoas que estejam no entorno da missão”, explica o sargento.