Fale com a gente

Policial

Policiais vão repassar aprendizado à comunidade

Publicado

em

Giuliano De Luca/OP
Policial afere pressão arterial em evento que buscou o repasse de informações

O Agosto Azul instituído pelo Governo do Paraná tem sido bastante divulgado na região. Ações para reduzir índices de doenças que acometem os homens têm se espalhado pela região Oeste. Várias instituições públicas e privadas têm desenvolvido palestras e promoção de exames para conscientizar o homem a cuidar mais e melhor da saúde.

Ontem (15), em Marechal Cândido Rondon, policiais militares participaram de evento do gênero. Eles vão servir como disseminadores do conhecimento adquirido durante o dia de atividades, que aconteceram na Associação Comercial e Empresarial (Acimacar).

Agora, eles passarão as informações à comunidade. Quem explica é o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar (PM) em Rondon, capitão Valmir de Souza. “É importante o policial ter o conhecimento para que as informações sobre doenças, suas causas e consequências possam ser repassadas para a comunidade ou mesmo aos seus amigos, conhecidos e familiares”, diz o capitão. “É importante que ele replique a informação”, pontua.

Esse tipo de ação vai ao encontro da proposta da Polícia Militar, que, conforme Souza, está cada vez mais próxima da sociedade, estreitando laços para alcançar de fato o policiamento comunitário. Por outro lado, o comandante destaca aspectos que ainda precisam ser vencidos dentro da própria polícia, como a falta de cuidados que os homens em geral têm com a saúde.

Índices divulgados pelo Governo do Paraná revelam que a ampla maioria do público-alvo do Agosto Azul procura o médico somente quando já está doente. “Sabemos que o homem não tem os cuidados mais adequados com a saúde. Temos que trabalhar na prevenção”, comenta.

“Estamos empenhados com todo o nosso efetivo no evento para informar e, por consequência, reduzir o número de doenças que afetam nossos policiais”, destaca. Para Souza, a saúde mais bem tratada, além de permitir mais condições no trabalho do policial, reflete em mais qualidade de vida.

O evento de ontem foi uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Polícia Militar. Os policiais escutaram palestras proferidas por profissionais nas áreas de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), cardiologia e oncologia.

Eles também realizaram exames mais simples, como aferição da pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal. Os dados serão importantes para saber, por exemplo, se algum deles está com sobrepeso, e nortear ações capazes de melhorar a sua saúde.

Copyright © 2017 O Presente