A Polícia Rodoviária Federal do Posto de Quatro pontes realizou na manhã desta quinta-feira (06), por volta das 09h15 a apreensão de um caminhão carregado de cigarros contrabandeados.
Segundo o inspetor de unidade David Alves, a carreta Scania modelo 142, de placas do cavalinho, ACM-0270 de Maringá, e de placas da carreta, ADK-4811, de Apucarana, foi abordado na BR-163, na proximidade do Samollé.
A carreta apresentava algumas características que despertaram a desconfiança e abordamos, o motorista falou que estava carregada de milho e que iria para Curitiba, revela.
De acordo com o inspetor, mesmo a carreta estando com lacre da Receita Federal de Foz do Iguaçu, o que a princípio mostra que a carga passou por fiscalização, os policiais desconfiaram do nervosismo do condutor e resolveram vistoriar a carga.
No lugar do milho os policiais encontraram a carreta lotada de cigarros do Paraguai. Segundo levantamento prévio da PRF, estavam sendo transportados aproximadamente 800 caixas de cigarros. Um total de 350 a 400 mil maços, o que resulta em um valor de R$ 800 mil, calculando a preço de varejo do produto.
O motorista, José Carlos de Oliveira, 39 anos, de Terra Roxa, afirmou que carregou a carreta em Guaíra e entregaria em Curitiba. Mas sabemos que geralmente é carregado no Paraguai, passa pela fronteira seca no Mato Grosso, explica ao revelar que segundo o condutor ele receberia R$ 7,5 mil para entregar a carga em Curitiba e de lá outra pessoa levaria para São Paulo.
O inspetor revelou ainda que com o motorista havia um celular e como o mesmo afirmou que quem entregou a carga para ele disse que o encontraria quando chegasse em Curitiba, provavelmente havia junto um batedor, que não foi encontrado.
Os cigarros, a carreta e motorista, serão encaminhados para a Polícia Federal de Cascavel, que investigará também o lacre, provavelmente falso, da Receita Federal de Foz do Iguaçu.