Seis pessoas foram presas por suspeita de tráfico internacional de drogas. Cinco na região de Foz do Iguaçu e uma em Cascavel.
As prisões foram efetuadas pela Polícia Federal (PF), na sexta-feira (23), durante a deflagração de uma operação contra uma associação criminosa estabelecida na região.
Inicialmente, a PF informou que seriam cumpridos oito mandados de prisão temporária. Porém, depois a informação foi corrigida: eram sete mandados de prisão. Uma pessoa continua foragida.
Também foram expedidos oito mandados de busca e apreensão. Sete foram cumpridos em Foz do Iguaçu e em São Miguel do Iguaçu e um em Cascavel.
Segundo a PF, foram apreendidos:
- 1 pistola calibre 380
- 1 revólver calibre 38
- 1 automóvel
- 8 telefones celulares
- 2 cartões de memória
- 42 cápsulas de munição calibre 380
- 130 gramas de maconha

A quadrilha
Segundo a PF, a quadrilha investigada é responsável por comprar drogas em outros países, como Paraguai e Bolívia, e enviá-las para São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
As investigações começaram em abril de 2016 e, desde então, foram presas cinco pessoas em flagrante e apreendidos 162 kg de cocaína, 32 kg de crack, 154 kg de maconha e uma pistola 9 mm.
Os investigados, três pessoas da mesma família, transportavam a droga em fundos falsos na lataria de veículos. Além deste grupo, foi identificado um segundo núcleo criminoso envolvido na apreensão de 40 kg de maconha em Cascavel.
A PF informou que o grupo também tem envolvimento com uma apreensão de 246 kg de crack realizada em 2014, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.
Operação Jacutinga
A operação deflagrada nesta sexta foi denominada Jacutinga, uma referência a uma ave típica da área rural de São Miguel do Iguaçu, onde os suspeitos tinham uma chácara.