Nesta terça-feira (31), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Força Nacional, foi realizada a apreensão de grande quantidade de maconha.
A ação ocorreu por volta das 07 horas com a abordagem de uma van paraguaia que atravessava a Aduana de Foz do Iguaçu. O veículo era ocupado pelo condutor, um homem paraguaio. Ao notar o nervosismo do motorista, indagou-se sobre o que ele transportava, o condutor então declarou não haver nada no interior do veículo.
Diante dos fatos, foi iniciada fiscalização minuciosa, que acabou por revelar diversos tabletes de substância análoga a maconha, ocultos em fundos falsos tanto sob o assoalho quanto no motor. Em determinado momento durante a vistoria, o condutor empreendeu fuga a pé sentido Jardim Jupira. Um acompanhamento tático foi imediatamente realizado, porém sem sucesso em localizar o indivíduo.
A van e a droga, pesada em 223,05 quilos, foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos legais cabíveis.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Paraná através do BPFron, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Com assessoria