Fale com a gente

Policial

Vídeo registra acidente que deixou 27 mortos na África do Sul

Publicado

em

Reprodução/LiveLeak/Aussie
Caminhão atravessou sinal vermelho e atingiu quatro micro-ônibus e um automóvel

Um casal sul-africano registrou em vídeo o exato momento de um acidente envolvendo um caminhão e diversos veículos ontem (5) em Pinetown, na África do Sul, que deixou 27 pessoas mortas e mais de 30 feridos. (assista ao vídeo) Além das vítimas fatais, “[outras] 30 pessoas tiveram ferimentos que vão de críticos a menores”, disse o porta-voz do Departamento de Transportes, Tiyani Rikhoto.

Segundo o porta-voz dos serviços de resgate, o caminhão bateu em quatro micro-ônibus e em um automóvel. A cena em Pinetown, a 16 quilômetros de Durban, era “absolutamente horripilante”, acrescentou.

Em entrevista à rádio sul-africana “EastCoastRadio”, Jan e Carika Van Zyl, que estavam no carro que registrou o acidente, por meio de uma câmera instalada no veículo, afirmaram que estavam a trabalho quando o caminhão de 18 rodas atropelou os outros veículos.

“Fiquei muito chocado, não acredito que não estava lá, graças a Deus”, afirmou Jan. A suspeita é que o acidente tenha sido causado pela falha no sistema de freios do caminhão, declarou o porta-voz do Ministério provincial (estadual) dos Transportes, Kwanele Ncalane, acrescentando que o motorista foi preso.

Por meio de uma nota oficial, o presidente interino da África do Sul, Jeff Radebe, enviou condolências e se declarou chocado e entristecido com a tragédia em Pinetown. “A perda de um número grande de pessoas é dolorosa e afetou negativamente muitas famílias”, afirmou Radebe, que representou o presidente Jacob Zuma, que atende ao encontro do G-20 em Moscou, na Rússia.

“Oferecemos nossas mais profundas condolências às famílias e parentes das vítimas e desejamos uma recuperação rápida para os feridos no hospital”.

O governo sul-africano disse ainda que este é o terceira acidente automobilístico grave que deixa vítimas nos últimos dias. “No último fim de semana, 9 pessoas, incluindo sete garotas, morreram na província de KwaZulu-Natal enquanto retornavam de uma cerimônia de dança e, em Eastern Cape, outras 7 pessoas morreram em outra colisão”.

Copyright © 2017 O Presente