O Presente
Política

8 de janeiro: cidades do Paraná recebem atos pró-democracia

Mobilização lembra os três anos do 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram, saquearam e depredaram a sede dos Três Poderes, em Brasília


calendar_month 8 de janeiro de 2026
3 min de leitura

Cidades do Paraná recebem, nesta quinta-feira (8), manifestações para lembrar os três anos do 8 de janeiro, episódio que marcou a história recente do país com a depredação de órgãos públicos em Brasília, em meio a uma tentativa de golpe. Atos pró-democracia foram convocados em Curitiba, Londrina e Maringá.

Há exatos 3 anos, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram, saquearam e depredaram o Palácio do Planalto, sede do Executivo, o prédio-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Federal. Eles exigiam um golpe militar, após a vitória democrática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022.

As manifestações são iniciativas de movimentos populares. Em Curitiba, o ato “8 de janeiro nunca mais” foi chamado pelo PT Paraná (Partido dos Trabalhadores). A concentração dos manifestantes ocorre às 17h na praça Santos Andrade.

“Neste ano, a mobilização tem dois fatores especiais. O primeiro deles é a condenação em definitivo de Bolsonaro e dos militares que atentaram contra o estado democrático de Direito. O segundo é a tentativa de um golpe legislativo com a aprovação do PL da Dosimetria que visa trazer impunidade para os golpistas presos”, informou a sigla.

Ao menos outras duas cidades paranaenses também confirmaram atos para lembrar o 8 de janeiro. Em Londrina, no Norte do estado, a manifestação ocorre em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, também as 17h. Já em Maringá, o ato pró-democracia ocorre no cruzamento das avenidas Brasil e Getúlio Vargas, às 18h.

Ato em Brasília marca os 3 anos do 8 de janeiro

Movimentos populares também convocaram uma grande manifestação nesta quinta-feira (8) em Brasília, com o tema “Brasil nas ruas pela democracia”. O evento ocorrerá em frente ao Palácio do Planalto, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir das 10h.

Os atos de 8 de janeiro ocorrem no mesmo dia em que o Lula deverá vetar a chamada PL da Dosimetria, projeto de lei aprovado pelo Congresso e que reduz as penas aplicadas aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. A iniciativa poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados pela trama golpista.

O Supremo Tribunal Federal, que foi um dos alvos de depredação há 3 anos, também promove um evento para relembrar os atos golpista. Com o tema “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”, a programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.

Com RIC

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.