Fale com a gente

Política Proposta de Emenda Constitucional

Ademir Bier defende implantação do Orçamento Impositivo no Estado

Publicado

em

Deputado estadual Ademir Bier: “O Orçamento Impositivo assegura que as emendas apresentadas pelos seus representantes sejam fielmente cumpridas (Foto: Arquivo/OP)

O deputado estadual Ademir Bier apresentou ontem (23) uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que assegura o Orçamento Impositivo no Governo do Paraná. De acordo com o deputado, a proposta é uma garantia que as emendas dos deputados ao Orçamento do Estado sejam cumpridas. “O Orçamento Impositivo assegura, principalmente aos municípios do Paraná, que as emendas apresentadas pelos seus representantes sejam fielmente cumpridas. Deixa de ser apenas uma proposta e passa a ser uma obrigação do Estado cumprir as emendas legislativas”, enfatiza Bier.

A proposta pretende obrigar o governo a executar as emendas parlamentares aprovadas pela Assembleia Legislativa para o Orçamento Anual do Estado.

Essas emendas são os recursos indicados por deputados para atender a obras e projetos nos municípios. A proposta estabelece que o governador pode ser processado por crime de responsabilidade caso não cumpra o Orçamento aprovado.

Atualmente, conforme o deputado, o orçamento estadual tem caráter autorizativo. Isso quer dizer, segundo ele, que o governo não é obrigado a seguir a lei aprovada pelos legisladores, tendo apenas a obrigação de não ultrapassar o teto de gastos com os programas constantes na lei.

A PEC do Orçamento Impositivo foi aprovada em julho de 2017 no Estado de Santa Catarina, onde já está em execução.

 

Com assessoria

 

Copyright © 2017 O Presente