Em coletiva à imprensa, no início da tarde desta quarta-feira (06), no auditório da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, o prefeito Marcio Rauber (DEM), acompanhado do vice-prefeito Ilario Hofstaetter (Ila) (PL), fez o anúncio de alguns secretários municipais que irão compor a gestão 2021/2024.
Para a Secretaria de Agricultura e Política Ambiental foi anunciado o vereador Adriano Backes (DEM), confirmando as especulações de que ele voltaria à pasta, a qual comandou por um período de oito meses, desligando-se em abril do ano passado para participar da eleição de 15 de novembro.
À Secretaria de Administração foi nomeado Anderson Loffi Schmoeller (DEM), que na gestão passada esteve à frente da Fundação Promotora de Eventos (Proem).
Jefferson Dahmer (DEM) foi indicado para a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos, pasta que já comandou no primeiro mandato do prefeito Marcio e do vice Ila.

(Foto: Joni Lang/OP)
ADRIANO BACKES
O servidor concursado Adriano Backes (DEM) foi o vereador mais votado nas eleições de 15 de novembro, com 1.620 votos. Ele exerceu mandato de vereador de 1º de janeiro de 2017 até a metade de julho de 2019, quando se licenciou do Legislativo para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental.
No início de abril do ano passado se desincompatibilizou da prefeitura e retornou à Câmara para disputar a eleição, sendo reeleito para o mandato 2021/2024.
Sua estreia nas urnas foi em 2016, quando foi o terceiro mais votado pela coligação que elegeu Marcio e Ila prefeito e vice. Na ocasião, Backes recebeu 1.227 votos.

(Foto: Joni Lang/OP)
ANDERSON LOFFI
Formado em Administração de Empresas pela Unioeste, Anderson Loffi Schmoeller (DEM) atuou como presidente da Fundação Promotora de Eventos (Proem) de Marechal Rondon no período de 2017 a 2020. Ele foi o responsável por coordenar a parte legal de eventos como a Expo Rondon e a Oktoberfest, entre outros.
Considerado um dos principais braços direitos do prefeito, Anderson Loffi assume a Secretaria Municipal de Administração neste segundo mandato de Marcio e Ila.

(Foto: Joni Lang/OP)
JEFFERSON DAHMER
O técnico em gestão pública e técnico agrícola Jefferson Dahmer (DEM) foi secretário municipal de Viação e Serviços Públicos na primeira gestão Marcio e Ila, de 2017 a 2020, e agora reassume a pasta.
Dahmer tem atuação de 16 anos no meio político. Ele trabalhou por seis anos na Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental e outros dois na Secretaria de Viação e Serviços Públicos. Entre os anos de 2013 e 2016 desempenhou a função de assessor do então vereador Marcio Rauber, até assumir como secretário de Viação e Serviços Públicos, cargo que ocupou por quatro anos.

(Foto: Joni Lang/OP)
NOVAS NOMEAÇÕES
De acordo com o prefeito Marcio Rauber, outros dois secretários serão anunciados na próxima semana.
Já está certa a permanência da secretária de Saúde, Marciane Specht, bem como do secretário da Fazenda, Carmelo Daronch, que seguem nos cargos neste novo mandato.
A expectativa é de que a primeira-dama Josiane Laborde Rauber siga no comando da Secretaria de Assistência Social, que o coronel Wellyngton Alves da Rosa se mantenha à frente da Secretaria de Mobilidade Urbana e que Marcia Veit continue como secretária de Cultura. O advogado Douglas Gauer também deve permanecer no comando da Procuradoria Geral do município.
Gerson Luiz da Silva, servidor de carreira do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi anunciado ainda em dezembro como diretor executivo da autarquia, cargo que ocupa desde o dia 1º.
Especula-se a troca de nomes em três pastas: Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo; Educação; e Coordenação e Planejamento.
Conforme comentários, o secretário de Coordenação e Planejamento da gestão anterior, Reinar Seyboth, não teria interesse em continuar no comando da pasta, pois pretende se dedicar a projetos pessoais na iniciativa privada.
Para a Secretaria de Educação ainda não haveria uma definição. Ainda não se sabe se Marcia Winter, secretária da gestão anterior, retornará ao cargo. O mesmo acontece com a Secretaria de Esportes e Lazer: segue indefinido se Diogo Schneider (Bolha) retornará ao cargo.
Já para a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que foi ocupada na gestão passada por Sérgio Marcucci, está sendo cotado o vereador Valdir Port (Portinho) (PL).
O Presente