Fale com a gente

Política Eleições 2022

Advogado do Paraná pede impugnação da candidatura de Lula por dependência alcoólica; veja vídeo

Publicado

em

Ogier Buchi diz que falta “moralidade para exercício de mandato” ao petista por “uso abusivo de bebida alcoólica” (Foto: Reprodução)

O advogado Ogier Buchi (PL) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a impugnação da candidatura de Lula da Silva (PT) por ausência de “moralidade para exercício de mandato”. A alegação é que o petista tem “dependência e (ou) [faz] uso abusivo de bebida alcoólica” e, por isso, lhe faltaria os requisitos necessários para o exercício da presidência.

No pedido, Buchi, que é candidato a deputado estadual no Paraná e por isso a lei lhe permite pedir a impugnação da candidatura, reforça que é “evidente que o consumo excessivo de bebida alcóolica, o comportamento contumaz, o negacionismo e a falta de seu tratamento do alcoolismo depõem contra a ‘moralidade’ intrínseca ao exercício da Chefia do Executivo Federal. Afinal, não se espera semelhante comportamento do mandatário da República”.

Buchi faz menção a uma série de reportagens que relatam o histórico de Lula com as bebidas alcoólicas. Entre elas, se destaca a do jornalista Larry Rohter, que foi correspondente no Brasil do jornal americano New York Times, e relatou em 2004 o “hábito de bebericar” do então presidente. A matéria foi republicada pelo jornal Folha de São Paulo.

Também é lembrado que o falecido ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola (PDT), que foi candidato a vice-presidente na chapa de Lula em 1998, publicou um artigo intitulado “Autoritarismo e arrogância”. No texto, Brizola disse que foi ouvido por Rohter, e teria relatado ao jornalista que fez diversas viagens com o ex-presidente e se impressionou com “a maneira como consumia bebidas destiladas”. Na época, o pedetista complementou: “para ter publicado algo sobre o assunto, [Rohter] certamente ouviu o mesmo de várias outras fontes que convivem ou conviveram com Lula”.

Na ocasião Lula não gostou da reportagem. O seu então ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, cancelou o visto do jornalista no Brasil.

Gilmar Mendes também é citado

O pedido ainda lembra que, em 2016, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes teria chamado Lula de “bêbado” durante a comemoração do aniversário da senadora Kátia Abreu (PP), conforme relataram veículos de imprensa na época.

Além dos registos jornalísticos, há também fundamentação científica sobre os riscos do abuso do álcool.

O pedido foi encaminhado ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que irá decidir se dará prosseguimento ou não ao pedido de impugnação.

Veja o vídeo:

Com RIC

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente