O pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), se comprometeu na manhã de ontem (28) em empunhar as principais bandeiras de luta da região Oeste do Paraná, como o Aeroporto Regional, o ramal da Ferroeste até Guaíra, a duplicação de rodovias, entre outras demandas regionais. Alckmin participou da reunião de prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
Durante o evento, o tucano expôs seus principais objetivos como postulante ao cargo máximo do Executivo brasileiro e aproveitou a oportunidade para apresentar o plano de governo para o setor agropecuário. “Escolhi o Oeste do Paraná pela importância desta região no contexto nacional da produção primária e do agronegócio de ponta”, afirmou.
A apresentação do plano coube ao economista José Roberto Mendonça de Barros, um dos idealizadores do Plano Real.
Assim como Alckmin, outros políticos com pretensões semelhantes serão convidados pela Amop a expor suas plataformas de governo caso obtenham êxito nas urnas. “Nosso compromisso é com a população que precisa de investimentos de infraestrutura, investimentos estes que produzem emprego e renda”, declarou Alckmin.
Segundo ele, ao mesmo tempo em que pretende, caso eleito, investir em infraestrutura, as reformas que o Brasil necessita, como política, previdência e tributos, serão levadas a cabo caso sua plataforma de governo obtenha a vitória nas urnas.
Desafios
Para o tucano, o próximo presidente da República terá uma série de desafios pela frente, como lidar com uma dívida pública que gira em torno de R$ 140 bilhões por ano, bem como a escalada da inflação e por consequência do desemprego. “As reformas são fundamentais para que alcancemos a sustentabilidade e o país volte a crescer como nos anos 1970, época em que o crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) girava em torno de 10%”, ressalta.
Carreira
Geraldo Alckmin foi governador de São Paulo por quatro mandatos, e exerceu também cargos como vereador e prefeito de Pindamonhangaba (SP), sua cidade natal, deputado estadual, deputado federal e vice-governador. Nas eleições de 2006, foi candidato à Presidência da República, obtendo 39% dos votos válidos no segundo turno.
O ex-governador de São Paulo visitou Cascavel acompanhado do ex-governador do Paraná e pré-candidato ao Senado Beto Richa, dos deputados federais Valdir Rossoni e Nelson Padovani, dos deputados estaduais André Bueno e Adelino Ribeiro, entre outras lideranças.
A reunião foi comandada pelo presidente da Amop e prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, além de ter contado com a presença de líderes agropecuaristas e cidadãos honorários do Oeste do Paraná Dilvo Grolli e Ibrahim Faiad.
Com assessoria