A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) decidiu alterar os horários de expediente da Casa em dias de jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo.
A decisão atende a um requerimento da líder da Bancada Feminina, deputada Mabel Canto (PSDB), que solicitou a alteração argumentando que durante os jogos da seleção brasileira masculina, na Copa do Mundo de 2022, o expediente também foi alterado.
A mudança foi anunciada pelo presidente Ademar Traiano (PSD) durante a sessão plenária de segunda-feira (11), após a deputada usar a tribuna para defender a proposta.
No pronunciamento, ela destacou que quando apresentou o requerimento, recebeu críticas nas redes sociais.
“Quando a seleção masculina de futebol entra em campo, nós paramos o nosso país, literalmente, pra assistir aos jogos. Os horários das repartições públicas são alterados. A iniciativa privada também cria maneiras de os funcionários assistirem aos jogos […] Infelizmente, a gente ainda vê muitos comentários machistas, como se as mulheres não representassem o Brasil”, refletiu.
O pedido da deputada é de caráter interno, ou seja, não afeta nenhum outro órgão além da própria Assembleia. A proposta teve o apoio das demais deputadas.
Segundo Mabel, porém, a mudança na Alep pode dar o exemplo para a sociedade também aprender a acompanhar a seleção feminina, incentivando uma mudança de cultura que valorize as mulheres.
“Não se trata de um requerimento sobre alteração. É um requerimento sobre igualdade. Sobre algo que já aconteceu no ano passado e que tem que ser paritário agora, nesse ano. No ano passado, tudo foi alterado. Até as sessões. E ninguém falou nada. Mas em relação às mulheres tão dando piti por aí.”
Durante a sessão, o deputado Evandro Araújo (PSD) concordou que o pedido não se trata de futebol.
“Em outros momentos desse mesmo esporte, a sociedade se curva, as instituições se curvam, prestam reverência e se precisar mover o céu e a terra, isso acontece […] Com essa iniciativa vossa excelência não está falando de futebol. Está falando de respeito, de direitos.”
Copa do Mundo feminina
A Copa do Mundo feminina ocorrerá na Austrália e na Nova Zelândia.
A Copa do Mundo Feminina começa em 20 de julho, com o jogo de abertura entre Nova Zelândia e Noruega às 4 horas, no horário de Brasília.
A estreia do Brasil será em 24 de julho, enfrentando o Panamá, às 8 horas.
Os jogos da Copa do Mundo feminina vão até 20 de agosto.
Com G1