Por sugestão do prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, e aprovada por unanimidade durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária realizada na sexta-feira (28), a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) vai enviar ofício ao governo do Estado do Paraná pedindo o fortalecimento da estrutura da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
A Adapar promove a saúde animal, a sanidade vegetal, a inocuidade dos alimentos, a conformidade do comércio e uso de insumos agropecuários, o uso adequado do solo agrícola, com responsabilidades compartilhadas entre as partes interessadas, em benefício da sociedade.
Todavia, a instituição carece de melhor estrutura e mais profissionais trabalhando, especialmente em uma região como a Oeste, que mais produz no Estado. “Não faz sentido a Adapar possuir mais colaboradores na capital do Estado do que na nossa região”, entende Marcio Rauber.
A entidade municipalista oestina vai elaborar uma moção de apoio à causa e entregá-la ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que estará na Amop no dia 17 de junho.
Com assessoria