Fale com a gente

Política Cicloturismo

Aprovado projeto que cria o Circuito Cicloturístico Rota Oeste

Publicado

em

Foto: Valmir Singh/Assessoria

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou durante a sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (22) o Projeto de Lei n° 553/2020, que cria o Circuito Cicloturístico Rota Oeste – o circuito abrange 50 municípios das microrregiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. O deputado Marcio Pacheco é o autor da proposta em conjunto com os colegas Goura e Delegado Recalcatti (in memorian).

O projeto foi aprovado em primeira votação com 42 votos favoráveis. Ele volta para apreciação dos deputados em segunda votação na próxima segunda-feira (27) na Alep. Para Pacheco, a aprovação da matéria vem de encontro com uma tendência mundial de oferecer práticas de ciclismo, lazer e turismo.

“O Brasil, assim como o Paraná, se observa uma procura maior pelo cicloturismo, que é uma modalidade de turismo ecológico com o uso de bicicleta. Em Cascavel e região oeste têm muitas opções para desenvolver essa atividade, gerando emprego e renda aos municípios”, destaca o deputado.

Entre os objetivos do projeto de lei estão o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico, valorização da cultura e dos atrativos turísticos e a melhoria da saúde e do bem-estar das pessoas. De acordo com Pacheco, a implantação de circuitos cicloturisticos não demanda grandes obras ou investimentos “porque os atrativos são a própria natureza”.

“Esse sistema vai movimentar a economia local e interagir muito mais com as pessoas, gerando uma experiência diferente das viagens tradicionais”, completa. A implantação do cicloturismo será feita em cooperação entre o Estado e os municípios. Estes terão o papel de efetivar as rotas e promover a assistência aos ciclistas.

Europa
Na Europa, o cicloturismo movimenta 44 bilhões de euros por ano e o mercado de bicicletas outros 13,2 bilhões de euros. Além de movimentar a economia, o sistema resulta em inúmeros benefícios ambientais, como a redução de emissão de CO2 e congestionamentos em ruas e estradas. No Brasil, a procura pelas rotas vem crescendo, assim como o mercado de bicicletas.

Segundo a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), houve um aumento de 50% nas vendas de bicicletas em 2020 em relação a 2019. A alta coincidiu com os primeiros meses de pandemia, quando a OMS estimulou que as pessoas pedalassem – especialmente por ter um baixo risco de contaminação e ser uma atividade que pode ser praticada sem companhia. Também coincidiu com o aumento da procura do cicloturismo.

Municípios que integram o Circuito Cicloturístico Rota Oeste
Microrregião de Toledo:
Assis Chateaubriand
Entre Rios
Formosa do Oeste
Guaíra
Iracema do Oeste
Jesuítas
Marechal Cândido Rondon
Maripá
Mercedes
Nova Santa Rosa
Ouro Verde do Oeste
Palotina
Pato Bragado
Quatro Pontes
Santa Helena
São José das Palmeiras
São Pedro do Iguaçu
Terra Roxa
Toledo
Tupãssi
Microrregião de Cascavel:
Anahy
Boa Vista da Aparecida
Braganey
Cafelândia
Campo Bonito
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Catanduvas
Corbélia
Diamante do Sul
Guaraniaçu
Ibema
Iguatu
Lindoeste
Nova Aurora
Santa Lúcia
Santa Tereza do Oeste
Três Barras do Oeste
Microrregião de Foz do Iguaçu:
Céu Azul
Foz do Iguaçu
Itaipulândia
Matelândia
Medianeira
Missal
Ramilândia
Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
Serranópolis
Vera Cruz do Oeste

 

Com Assessoria 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente