O Presente
Política

Arion defende aplicação imediata do novo Piso Nacional da Enfermagem em Marechal Rondon

calendar_month 16 de agosto de 2022
2 min de leitura

A sessão de ontem (15) da Câmara de Marechal Cândido Rondon foi marcada pelo debate em torno da aplicação imediata do reajuste salarial dos profissionais da enfermagem no âmbito municipal.

Sancionada recentemente, a Lei Federal nº 14.434/2022 prevê a majoração do piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, que passarão a receber até R$ 4.750,00 por mês. Legalmente, os municípios têm até dezembro para implementar o reajuste.

Contudo, em requerimento encabeçado pelo vereador Arion Nasihgil, a Câmara Municipal solicitou que a administração rondonense aplique com brevidade o novo piso aos servidores públicos municipais da categoria.

O pedido contou com a coautoria do vereador Rafael Heinrich e, trazido em discussão no plenário, recebeu apoio de diversos outros parlamentares, com aprovação unânime em votação.

Arion usou a tribuna para defender que a aplicação imediata do piso, muito além de uma obrigação legal, é uma questão de justiça social.

“Os profissionais de saúde vivem um recomeço pós-pandêmico. São uma categoria supersaturada, com remuneração defasada, que demanda a tomada de providências breves e enérgicas por parte dos entes empregadores visando sua valorização e o justo reconhecimento pelo trabalho que realizam em favor de toda a comunidade”, destacou.

Ele também foi autor de duas indicações apresentadas ontem. Na primeira, Arion solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde reponha imediatamente as fraldas geriátricas de todos os tamanhos no estoque da rede municipal, que atende boa parte da população idosa que necessita desse item diariamente.

“Segundo relatos, é comum a falta de fraldas geriátricas, forçando as famílias a comprá-las na rede particular, devendo ser destacado que as mesmas possuem um valor elevado, notoriamente para famílias de baixa renda”, justificou o edil.

Em outra indicação, ele solicitou à prefeitura que construa uma travessia elevada em frente à Escola Municipal 25 de Julho, no Jardim Primavera. Caso não seja possível, o vereador sugere a pintura de faixas de pedestres, o que traria maior segurança aos moradores do bairro e aos que também frequentam o educandário.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.