Diante de denúncias recebidas, de que estaria ocorrendo superlotação de alunos em algumas salas de aula, o vereador Arion Nasihgil apresentou requerimento na sessão desta semana do Poder Legislativo solicitando à prefeitura informações sobre o atendimento prestado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Príncipe.
Segundo Arion, são várias as reclamações de pais nos últimos dias, bem como de próprios funcionários do educandário, de que algumas salas estariam superlotadas, com professoras em número insuficiente para atender a todas as crianças, e sem estagiárias para auxiliar nos trabalhos.
“Como, por exemplo, salas com mais de 20 crianças e apenas uma professora”, apontou Arion.
No pedido, o vereador solicitou à administração municipal que esclareça quais os motivos que levam à falta de professoras e estagiárias no CMEI Pequeno Príncipe, bem como quais as providências que estão sendo adotadas para corrigir estes problemas.
Atendimento médico
Em um segundo requerimento, Arion Nasihgil solicitou informações sobre o atendimento médico prestado na Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco. Segundo relatos feitos pela população ao vereador, estaria faltando médico em determinados dias da semana, como é o caso das sextas-feiras, além da alta demanda de serviços, fazendo com que o tempo de espera para atendimento e consultas seja elevado.
Nesse sentido, o vereador pediu que seja informado de que forma tem se dado o atendimento na unidade e o que a prefeitura tem feito para solucionar os problemas. Além disso, Arion requereu cópias das escalas de trabalho dos médicos nos últimos três meses, bem como cópias dos cartões-ponto dos profissionais que lá prestaram atendimento no período.
Cohapar
Também em requerimento, este em coautoria com o vereador Moacir Froehlich, Arion Nasihgil pleiteou informações da prefeitura sobre o atendimento prestado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) no município na última semana.
Os vereadores relataram que na quarta-feira (14), servidores da Cohapar estiveram em Marechal Cândido Rondon para realizar atendimento às pessoas que aguardam o recebimento de moradias populares.
“Contudo, conforme reclamações, não houve permissão para que tais atendimentos ocorressem no saguão do Paço Municipal, conforme havia sido organizado pela entidade governamental em questão. Tal situação teria trazido inúmeros transtornos, especialmente aos mais idosos, sendo corriqueira a informação de que o prefeito não teria autorizado”, afirmaram Arion e Moacir no requerimento.
Diante disso, eles solicitaram ao Executivo Municipal que esclareçam o que de fato aconteceu, bem como quais foram as providências adotadas pela municipalidade para o atendimento das pessoas que buscaram auxílio.
Pedido ao Saae
Já por meio de indicação, Arion Nasihgil pediu ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que faça reparos adequados e de qualidade na pavimentação, quando é necessária alguma intervenção em via pública. Segundo ele, o pedido justifica-se em razão dos recentes buracos abertos e posteriormente fechados de maneira precária, causando transtornos.
“Nos últimos dias, cidadãos rondonenses têm buscado este Poder Legislativo para apresentar reclamações quanto à qualidade do trabalho desenvolvido pelo Saae quanto aos buracos abertos ao longo de vias públicas para a realização de reparos em encanamentos e tubulações. Conforme apontam, são vários os trechos em que o Saae necessita intervir, realizado o recorte do pavimento. Mas, posteriormente, faz a correção de maneira deficiente, trazendo problemas especialmente para os moradores da região”, finalizou o vereador.
Com assessoria