O Presente
Política

Arion sugere pontos exclusivos de parada para motos nos semáforos rondonenses

calendar_month 2 de agosto de 2022
2 min de leitura

O vereador Arion Nasihgil apresentou, na sessão de ontem (1º) do Poder Legislativo Municipal, indicação para que a prefeitura rondonense implemente áreas de espera (bolsões), delimitadas por linhas de retenção, destinadas exclusivamente às motocicletas, motonetas e ciclomotores nos semáforos da zona urbana. O objetivo é facilitar o deslocamento e ampliar a segurança no trânsito, diminuindo o número de acidentes.

“A proposta atende às novas disposições do Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo é que sejam implementados, nos cruzamentos onde há semáforos, um espaço exclusivo para a parada e espera de motocicletas e congêneres, à frente dos demais veículos”, explicou.

Segundo Arion, a medida está sendo implementada gradativamente em diversos centros urbanos do país e, mais recentemente, também foi adotada em Cascavel (PR).
Ainda conforme o vereador, a medida traz resultados positivos ao passo que separa as motocicletas dos automóveis, priorizando os motociclistas na abertura do semáforo e distanciando motos dos carros de passeio.

“Houve diminuição significativa do número de colisões nos semáforos e nas suas saídas, com a redução de até 33% das ocorrências, conforme estudo da Prefeitura de Fortaleza (CE). Isso significa um trânsito mais rápido e ao mesmo tempo mais segurança para nossos motociclistas, motivo pelo qual queremos a implementação também aqui”, destacou Arion.

Em outra indicação apresentada, Arion reiterou pedido já assinado por ele em 2019. Ele voltou a propor à administração municipal que inclua nas linhas de transporte público urbano os logradouros do Residencial Recanto Feliz, que atualmente não é atendimento por ônibus.

“A medida é necessária pois diversos munícipes não possuem meios de transporte próprio, e o deslocamento entre o bairro e o centro da cidade ou, ao menos, até o ponto de ônibus mais próximo, localizado no bairro Botafogo, é relativamente longo e bastante íngreme. Portanto, de difícil locomoção especialmente para idosos, crianças e portadores de necessidades especiais”, finalizou o parlamentar.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.