O Presente
Política

Assembleia Legislativa celebra os 20 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Proposta pelo deputado Goura (PDT), a solenidade destacou a importância da instituição para o desenvolvimento da sociedade paranaense


calendar_month 24 de novembro de 2025
5 min de leitura

Celebrando o aniversário de 20 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta segunda-feira (24), uma sessão solene em homenagem à instituição de ensino, pioneira no país. Proposta pelo deputado Goura (PDT), a solenidade destacou a importância da UTFPR para o desenvolvimento da sociedade paranaense, com forte presença em todas as regiões do estado.

“A UTFPR é a maior universidade tecnológica do Brasil, além de ser também a maior universidade federal multicampi do país. Ela está espalhada por 13 cidades, tem 13 campi aqui pelo Paraná e, nesses 20 anos, temos o resgate de toda uma história de contribuição para a ciência paranaense, para a tecnologia e para o desenvolvimento do estado como um todo. A gente sabe que a presença de um campus em uma cidade, como Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos ou Campo Mourão, faz com que o município se desenvolva: há um fluxo de estudantes, um fluxo econômico que se cria ali. Outro ponto importantíssimo é que queremos aproximar a pesquisa e a ciência da Assembleia Legislativa. Muitas discussões que são feitas aqui contam com a colaboração inestimável de pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Então, é uma justa homenagem, um reconhecimento por tudo que a UTFPR faz pelo Paraná”, ressalta o deputado.

Ao longo da solenidade, além da Reitoria da UTFPR,  os 13 campi da instituição, representados pelos seus diretores e diretoras, receberam a Menção Honrosa com Votos de Congratulação pelo trabalho em prol da educação. Um reconhecimento que se soma a uma história de sucesso iniciada há 116 anos, muito antes da instituição ganhar o atual status de universidade.

A origem da UTFPR remonta à criação da Escola de Aprendizes Artífices, em 1909. A trajetória segue com a ampliação que deu origem ao Liceu Industrial do Paraná, em 1937. Cinco anos depois, em 1942, o ensino passou a ser ministrado em dois ciclos (básico e técnico), e o Liceu passou a se chamar Escola Técnica de Curitiba. Com o crescimento e a formalização do ensino técnico no Brasil, a instituição passou a se chamar Escola Técnica Federal do Paraná, em 1959. O passo seguinte foi a implantação dos cursos de graduação plena, com a transformação da escola no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), em 1978. Até que, em outubro de 2005, foi criada a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a primeira do país.

“Eu agradeço essa homenagem proposta pelo deputado Goura. É um reconhecimento fantástico para a nossa instituição. Costumo dizer, respeitando todas as nossas instituições coirmãs — a Universidade Federal do Paraná e as nossas universidades estaduais — que a UTFPR é a mais paranaense de todas, porque estamos presentes em 13 cidades, em todas as regiões do estado. Somos a primeira universidade tecnológica no Brasil, a única até o momento, e a maior federal multicampi do país. Isso nos permite atuar em todas as regiões, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento regional em cada localidade onde estamos inseridos”, destaca Everton Ricardi Lozano da Silva, reitor da UTFPR.

Presença em todo o estado

Ao longo de seus 20 anos, a UTFPR já formou 42 mil graduados — entre tecnólogos, bacharéis e licenciados — em todo o Paraná. Nesse período, a oferta de cursos multiplicou-se mais de três vezes, contando atualmente com mais de 115 cursos de graduação e mais de 80 programas de pós-graduação. Antes da transformação em universidade, eram 41 graduações, quatro cursos de mestrado e um de doutorado.

Com relação ao número de estudantes, quando foi transformada em universidade, a instituição tinha 15.363 alunos. Hoje, a UTFPR conta com mais de 34 mil. Além disso, em 2005 eram 1.330 professores e 539 técnicos administrativos; em 2025, o quadro passou para 2.441 docentes e 1.106 técnicos administrativos, distribuídos nos campi das 13 cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Essa presença em todo o estado é destacada pela vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasotto: “Sinto imensa gratidão à Assembleia Legislativa do Paraná por essa homenagem aos 20 anos de transformação do Cefet-Paraná em Universidade Tecnológica Federal do Paraná — a única do Brasil por enquanto —, o que muito nos honra. Honra toda a família paranaense e brasileira, afinal, a UTFPR faz parte da vida de muitas pessoas, transformando vidas. Está muito próxima da sociedade por meio das indústrias, do comércio, do setor produtivo, sempre desenvolvendo soluções por meio de atividades de iniciação científica, pesquisa aplicada e extensão. É uma grande alegria celebrar esses 20 anos de transformação e também recordar que, desde muito antes, desde 1909, transformamos a vida dos paranaenses.”

Devido ao sucesso da UTFPR — atualmente a única universidade tecnológica do país —, está em fase avançada no Congresso Nacional a tramitação de um projeto de lei que cria duas novas universidades tecnológicas nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A solenidade também contou com a presença do deputado Professor Lemos (PT).

Com Assembleia Legislativa

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.