O avião com a comitiva presidencial pousou às 15h10. No desembarque, Bolsonaro estava sem máscara ao cumprimentar autoridades e apoiadores. O presidente discursou ao lado de autoridades locais e embarcou para Brasília às 17h30.
Pela manhã, ventos de 98 km/h foram registrados na cidade, e as tendas que foram montadas no aeroporto caíram.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/3/M/FrAO6WSfSxyMWVAWnzpg/3.png)
Apoiadores cercaram o presidente quando ele deixava o aeroporto de Maringá — Foto: Reprodução/RPC
Obra
A pista do aeroporto regional Silvio Name passa a ter 2.380 metros, sendo a segunda maior pista de pousos e decolagens do Paraná. A primeira, é do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
A ampliação e a modernização no aeroporto ocorreu após a aplicação de R$ 81,5 milhões de recursos do governo federal, oriundos do Ministério da Infraestrutura, e com contrapartida da prefeitura.
De acordo com a prefeitura, essas obras começaram em 2019 e, além da ampliação da pista e do pátio, também foram implementados instrumentos que ajudam a navegação aérea como o ALS e o ILS.
O aeroporto também receberá melhorias na torre de controle. Um termo de compromisso foi assinado e o projeto de ampliação do terminal de passageiros é desenvolvido para instalação de pontes móveis para embarque e desembarque e ampliação do local de 3,2 mil metros quadrados para 8 mil metros quadrados.
Com isso, o aeroporto poderá receber aeronaves de grande porte e um volume maior de voos de carga. A previsão é que o terminal receba 3 milhões de passageiros por ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/L/Z/OTBQKoTbicks4J0w0iAw/chegada-presidente-2.jpg)
Presidente Jair Bolsonaro desembarca no aeroporto de Maringá, nesta sexta-feira (1°) — Foto: Samu 192/Divulgação
Mil dias de governo
A visita do presidente Bolsonaro a Maringá faz parte das comemorações de mil dias do governo. A previsão é que ele passe por cidades do país inaugurando e entregando obras nos próximos dias.
Além do presidente, estarão na comitiva os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Infraestrutura, Tarcício Gomes de Freitas, e o governador Ratinho Júnior e também o prefeito Ulisses Maia.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/06/20/aeroportodemaringa_BkftMqs.jpg)
Aeroporto de Maringá — Foto: Aeroporto de Maringá/Divulgação
Com G1