Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Cada centavo do município é bem investido”, enaltece prefeito de Mercedes

Publicado

em

Prefeito de Mercedes, Laerton Weber: “Estamos trabalhando bastante. Somos uma administração séria, honesta e justa, que investe bem cada recurso. Nosso olhar é voltado à população, porque entendemos que o dinheiro da gestão é de toda a população” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

As obras em Mercedes estão a todo vapor. Quem garante é o prefeito Laerton Weber (União Brasil). “Nossa gestão está a mil por hora. Nosso munícipe quer obras e é o que estamos fazendo. Posso dizer que cada centavo de recurso do município é bem investido”, evidencia.

Em entrevista ao O Presente, o mercedense fez uma avaliação dos quase um ano e meio de sua gestão e dos trabalhos desenvolvidos pela sua equipe de governo, bem como destacou a relação harmoniosa entre os poderes Executivo e Legislativo.

Weber revelou quais pré-candidatos a deputado estadual e federal está apoiando e anunciou que pretende mudar de partido. “Eu estava no DEM e hoje penso em migrar, porque em nenhum momento o União Brasil veio tratar da minha participação na legenda. Estou em tratativas e assim que possível mudarei de partido”, declarou. Confira a entrevista.

 

O Presente (OP): O senhor está prestes a completar um ano e meio à frente da administração de Mercedes. Como avalia a sua gestão?

Laerton Weber (LW): Estamos trabalhando bastante. Somos uma administração séria, honesta e justa, que investe bem cada recurso. Nosso olhar é voltado ao povo mercedense, porque entendemos que o dinheiro da gestão é de toda a população. Não é porque sou o prefeito que posso esbanjar dinheiro público, como é o caso da festa do município. Faremos um evento com base naquilo que as nossas pernas conseguem sustentar. No mais, a gestão está a todo o vapor. Tivemos uma sobra de recursos, fruto de uma economia muito grande em 2021, e estamos fazendo várias obras em Mercedes, como o Loteamento Schug, a estrada que leva à Linha Beira Rio e o recape asfáltico. Ou seja, cada centavo do nosso recurso é bem investido.

 

OP: Entre os projetos encaminhados até aqui, teve algum de maior relevância para o município?

LW: Nosso munícipe quer obras e é o que estamos fazendo. Além dos trabalhos em andamento, estamos vendo várias localidades para realizar asfaltamento. Também temos obras em processo de licitação com orçamento liberado por deputados. Enfim, são várias obras e cada uma com sua devida importância.

 

OP: Como o senhor avalia o trabalho da sua equipe de governo? Há previsão de mudanças?

LW: Fazemos reuniões semanais com todos os secretários e avaliamos cada setor. Algumas secretarias demandam de mais orçamentos e outras são mais exigidas em termos de serviço, como a pasta da Saúde e a de Viação e Obras, que tem bastante trabalho porque nossa área rural é muito grande. Há estradas para fazer, para providenciar manutenção e solo brita. Queremos deixar a nossa cidade cada vez mais bonita. A equipe de secretários está bem ajustada e não há previsão de mudanças. Todos fazem um belo trabalho.

 

OP: A relação entre os poderes Executivo e Legislativo tem sido harmoniosa?

LW: Temos uma boa relação com o Legislativo. Estamos fazendo um trabalho coletivo e todos os projetos encaminhados pelos vereadores recebem um olhar especial. O Executivo sempre tem um caminhar próximo ao Legislativo em prol da qualidade de vida dos munícipes.

 

OP: O senhor esteve, na semana passada, na Marcha de Prefeitos em Brasília, onde fez contatos com lideranças políticas. Conseguiu viabilizar novos recursos ao município?

LW: Visitei alguns deputados federais e conquistamos, sim, recursos para Mercedes. Tenho um alinhamento com o deputado Sandro Alex (PSD), que nos disponibilizou R$ 450 mil para comprarmos uma pá carregadeira. Também estivemos com o deputado federal Vermelho (PL), que vai viabilizar R$ 160 mil para Piso de Atenção Básica (PAB). Estamos sempre a postos em tratativas que buscam o melhor para a nossa população. Esse é um ano eleitoral e quero reforçar que Mercedes teve votos em mais de 100 deputados nas últimas eleições. Peço para que os munícipes olhem com atenção nos candidatos que irão votar, porque muitos dos que fizeram votos aqui não trouxeram recursos ao município.

 

OP: Na agenda em Brasília os royalties da Itaipu Binacional foram discutidos. Especificamente, o que foi tratado sobre o tema?

LW: Os royalties acabam em janeiro de 2023 e nós estamos conversando com os prefeitos lindeiros para reativarmos o contrato. Somos 16 municípios que recebem os royalties da Itaipu e esta é uma problemática muito grande para a região. Em Mercedes, cerca de 25% do orçamento são provenientes dos royalties, que propiciam a saúde das contas públicas e, além disso, a realização de muitas obras. Um futuro sem esse recurso nos preocupa.

 

OP: Na sua opinião, os municípios seguirão recebendo repasse de royalties após a revisão do Anexo C, assinado entre Brasil e Paraguai?

LW: Temos que esperar passar as eleições, porque este alinhamento ocorre no Senado com deputados federais. Depois, precisamos chamar os deputados para conversar. Esse recurso não pode acabar, porque é fundamental à economia dos municípios lindeiros.

 

OP: O Democratas (DEM), partido que o senhor era filiado, passou por uma fusão com o PSL, dando origem ao União Brasil. Essa fusão partidária mudou alguma coisa em Mercedes? Na sua opinião, foi algo positivo ou negativo?

LW: Eu estava no DEM e hoje penso em migrar para outro partido, porque em nenhum momento o União Brasil veio tratar da minha participação na legenda. Estou com tratativas com outro partido para mudar quando possível. Avaliar essa junção é delicado, porque vejo que a população não olha muito para o partido, mas, sim, para a pessoa. Na época da minha candidatura, não eram muitos os que me questionavam sobre o partido, mas viram que sou uma pessoa honesta e de boa índole. As pessoas têm um olhar individual.

 

OP: O União Brasil pretende sair com chapa pura e anunciou Luciano Bivar como pré-candidato à Presidência da República. O senhor acredita que ele vai ter respaldo dentro do partido e os apoios necessários para alcançar notoriedade e “bater de frente” com os líderes das pesquisas (Bolsonaro e Lula)?

LW: Em nenhum momento eu participei de reunião do União Brasil, mas, indiferente a isso, meu apoio será ao Bolsonaro. O Bolsonaro saiu do PSL e foi para o PL, um partido que vem crescendo muito e que conta com o Marcel Michelleto, deputado estadual da nossa região e que será apoiado pelo meu vice (Alexandre Graunke).

 

OP: O senhor já definiu quais pré-candidatos a deputado vai apoiar?

LW: Para deputado estadual vou apoiar o Hussein Bakri (PSB). Ele não fez nenhum voto em Mercedes na última eleição e, ainda assim, foi um dos deputados que mais trouxe recursos para o nosso município. Já para deputado federal vou apoiar o Sandro Alex (PSD).

 

OP: Em nível de Estado, o Laerton apoia a pré-candidatura à reeleição de Ratinho Junior?

LW: Vou apoiar o Ratinho Junior, pois vejo que ele está ajudando muito os municípios do Paraná. Ele é um governador que tem um olhar voltado à população paranaense e tem grandes chances de se reeleger.

 

OP: Qual leitura o senhor faz do cenário eleitoral deste ano?

LW: As eleições deste ano serão diferentes. A disputa será acirrada entre Lula e Bolsonaro. Por fim, cabe à população decidir. Não posso falar que esse ou aquele ganha, mas as pesquisas, às vezes, mostram uma coisa e a realidade é outra.

 

Vice no comando

Desde terça-feira (10), o vice-prefeito Alexandre Graunke assumiu como prefeito interino por dez dias, período em que Laerton Weber estará de férias.

O chefe do Executivo mercedense deve tirar outros dez dias de férias ainda em 2022, programados para o final do primeiro semestre.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente