A governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM) afirmou, nesta segunda-feira (17), que estimulará as potencialidades de cada região para desenvolver as 399 cidades do Paraná e assim garantir mais oportunidades de emprego e renda aos paranaenses.
“Desenvolver as vocações regionais é compromisso de Estado. A partir de planejamento, vamos abranger todas as cadeias da produção para elevar a renda média do paranaense e agregar valor aos produtos do Paraná”, disse Cida.
“Somente quem planeja a médio e longo prazo é capaz de tomar decisões estratégicas”, completou.
Cida recebeu, na Associação Comercial e Empresaria de Toledo (ACIT), uma carta com reivindicações do setor e ressaltou as ações já em andamento no Governo do Estado para garantir o desenvolvimento regional como a desapropriação da área para a construção do Aeroporto Regional do Oeste, o novo traçado ferroviário (de Dourados , no Mato Grosso do Sul à Paranaguá) com ramais modais de Cascavel a Foz do Iguaçu e do Porto de Paranaguá ao Porto de Pontal do Sul, e os estudos para o novo modelo de concessão de pedágios no Paraná.
“Em três meses resolvi um problema que se arrastava há 20 anos, quando assinei o decreto de Utilidade Pública para desapropriação do terreno onde será construído o novo Aeroporto Regional do Oeste. O dinheiro já está na conta dos municípios e a obra é uma realidade no Paraná”, afirmou Cida.
De acordo com a candidata, os investimentos e apoio aos municípios para a melhoria da infraestrutura serão ampliados. “Meu compromisso é desenvolver todas as regiões do Paraná e para isso precisamos investir constantemente em infraestrutura”, garantiu.
Energia e internet
Outra demanda apresentada pelo setor que já foi atendida pelo Governo Cida Borghetti, antes mesmo do recebimento das propostas, é a redução do ICMS sobre a anergia elétrica e a isenção do imposto para a venda de excedentes de bioenergia nas propriedades rurais. A governadora informou que j assinou a Lei do Marco do Biogás e Bioenergia e a adesão do Paraná à resolução do Conselho Nacional da Fazenda (Confaz), que permitirá a isenção de ICMS a micro e pequenos geradores de energia de fontes alternativas.
“Na próxima gestão também desenvolverei o Plano Diretor de Energia do Paraná, que apontará as melhores alternativas para o abastecimento nos próximos anos”, contou.
Também já há entendimento com a Copel Telecom para que a internet seja comercializada com mais rapidez nas áreas rurais do estado. Com isso serão criadas as Cooperativas Digitais, para agregar os trabalhos da Emater, universidades estaduais e sociedade civil organizada. “Todos na busca de mais inovação voltada para o agronegócio”, informou a governadora.
Com assessoria