O Presente
Política

Comissão aprova isenção de ITR para áreas rurais que alagam com frequência

Para virar lei, projeto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado


calendar_month 14 de abril de 2025
1 min de leitura

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que isenta do Imposto Territorial Rural (ITR) as áreas que alagam com frequência e não podem ser usadas para produção.

O relator, deputado Pezenti (MDB-SC), afirmou que a proposta corrige uma falha na lei atual, já que áreas que não podem ser aproveitadas economicamente não deveriam ser taxadas. A isenção dependerá de um pedido do proprietário e da confirmação do Ministério da Agricultura.

O autor do projeto, deputado Pinheirinho (PP-MG), destacou que a mudança beneficiará áreas como o Pantanal, que alaga regularmente e tem pouca utilidade produtiva nesse período. O Pantanal é o maior território alagado do mundo e cobre cerca de 1,76% do Brasil.

O projeto ainda será analisado por outras comissões na Câmara e também precisa ser aprovado pelo Senado para virar lei.

Catve com Agência Câmara de Notícias

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.