
Com seis vereadores que farão a primeira legislatura na Casa de Leis e três que retornam após alguns anos afastados, a partir de 1º de janeiro de 2017 a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon terá novos ares. O Jornal O Presente conversou com os eleitos do último domingo (02) e traçou um perfil dos próximos fiscalizadores do Executivo e representantes da população. Confira.
Nome: Cleiton Rodrigo Freitag
(Gordinho do Suco)
Idade: 29 anos
Partido: Democratas (DEM)
*Legislatura: 2ª
Número de votos: 1.773
O assistencialismo que muitos consideram que eu faço é porque na parte da manhã atendo a população na Câmara e à tarde visito os bairros, distritos e levo até o Executivo as dificuldades. Muitas vezes as pessoas falam que não é papel do vereador arrumar uma vaga em UTI, mas quando você se coloca no lugar daquela pessoa que está em um momento de dificuldade, você se sensibiliza. Não que eu vá voltar o meu trabalho ao assistencialismo, mas sim sendo um vereador de fácil acesso. Vou continuar tendo esse perfil e sendo acessível para a população de Rondon. Por ter dado a minha cara em todos os bairros e distritos durante os quatro anos de mandato, e não só no período eleitoral, acredito que obtive o maior número de votos nessa eleição. Manter essa agenda de visitas durante os quatro anos conta muito para pedir o voto. Vou continuar desenvolvendo esse trabalho de ouvir a população e levando esses pedidos até o Executivo e, com certeza, agora como vereador eleito e não suplente, quero trabalhar lado a lado do prefeito para conseguir atender a todos os pedidos na medida do possível. Sou assessor do povo ao prefeito e quero continuar fazendo o que amo: estar ao lado das pessoas, ouvindo, reivindicando, estando sempre disponível, porque o meu projeto maior não é prometer, mas, sim, estar presente quando as pessoas precisarem de mim, fiscalizar o prefeito e legislar em favor da população. Sou a voz das pessoas mais humildes e daquelas que realmente precisam da política para melhorar suas vidas.
*Em 2012 ficou na suplência, tendo ocupado o cargo de vereador por cerca de três anos e meio na legislatura 2013/2016.
Nome: Vanderlei Caetano Sauer (Soldado Sauer (DEM)
Idade: 40 anos
Partido: Democratas (DEM)
Legislatura: 1ª
Número de votos: 1.238
O meu perfil será o mais justo possível. Além de assistencialista, quero legislar da melhor maneira possível para a população de Marechal Cândido Rondon. Espero dar apoio e suporte à segurança pública da cidade, à educação, à saúde, à agricultura, que está bastante defasada especialmente na questão das estradas e que os produtores nos pedem muito. Pretendo atuar de forma justa e ampla, contemplando todos os setores. Apesar de eu nunca ter tido a pretensão de ser vereador, o grupo precisava de alguém para representar a Polícia Militar, bem como o distrito que eu cresci e me criei, em Margarida, e foi unânime a escolha quando optaram por mim. Recebi o convite em janeiro, fiquei surpreso e decidi lançar a candidatura. Fiquei muito surpreso com a votação, mas foi o resultado de um trabalho árduo feito diariamente. Eu sou vereador do município de Marechal Cândido Rondon, mas olharei com um carinho especial pela Polícia Militar, Polícia Civil, a segurança pública que precisa de suporte, e para o distrito de Margarida, onde fiz uma boa votação e é o maior distrito de Rondon.
Nome: Adriano Backes
Idade: 35 anos
Partido: Democratas (DEM)
Legislatura: 1ª
Número de votos: 1.227
Vejo necessidades tanto no assistencialismo quanto na atuação legislativa. Me coloquei como candidato a vereador porque acredito que precisa ser feito algo para Marechal Cândido Rondon e a Câmara de Vereadores é uma das engrenagens que faz funcionar a prefeitura, tanto por meio do Legislativo quanto pelo atendimento à população. Queremos focar na necessidade da população, que é a voz daquilo que falta e se conseguirmos chegar até eles e levar essas reivindicações ao Poder Público que, com cada secretário exercendo sua função, conseguirá atender a população e buscar recursos fora e melhorar a cidade. O meu objetivo é ser sincero, amplo, manter a minha honestidade e mostrar à população que pode acreditar na renovação da Câmara, uma Câmara diferente e unificada junto à população. Quero fazer a diferença e quando cobrado como vereador possa dar o meu melhor, dando o respaldo à população. Fui pedir voto em todas as áreas da economia e me identifico com todas, sou vereador de todo o município, todas as alianças e todos os distritos, da mesma forma que fui pedir o voto quero dar esse retorno a todos.
Nome: Pedro Rauber
Idade: 68 anos
Partido: Democratas (DEM)
Legislaturas: 8ª
Votos: 1.208
Quero continuar o que sempre fiz em todos os mandatos que cumpri, defendendo o povo perante o governo e não o governo perante o povo, porque o vereador deve criar leis boas para que isto possa atender as demandas existentes no município. Vou me colocar à disposição mais uma vez para desempenhar um trabalho harmonioso com os vereadores. É nisso o que quero crer devido a esta renovação. O vereador não pode dizer que vai trabalhar mais por esta ou aquela área. Evidentemente que o vereador é o representante de todas as camadas da sociedade, eu me identifico com a agricultura e com o comércio. Desejo defender o povo como sempre fiz desde a primeira legislatura e farei isso novamente nesta legislatura. Estarei à disposição da comunidade para poder ajudar para que tenhamos um bom governo, que é esperado pela população e não será diferente. Vamos procurar criar um ambiente agradável na Câmara, porque nós temos exemplos no passado em que ao invés de defender os interesses da comunidade ficava com picuinha. Tenho certeza, pelo quadro de vereadores eleitos, que Marechal Cândido Rondon terá uma legislatura de respeito, honradez e, sobretudo, preocupada com os interesses do município. Faremos novamente um mandato exemplar, tanto que já conversamos com os vereadores eleitos para que adotemos uma linha cujas ações sejam exclusivamente com o objetivo de atender aos anseios da população. A eleição acabou, quem votou, votou. Cada um escolhe um caminho, sendo o meu desejo de que este caminho leve todos juntos para que se tenha um governo extraordinário em Marechal Rondon e a sociedade saia desta agonia que se encontra hoje.
Nome: Adriano Cottica
Idade: 37 anos
Partido: Partido Progressista (PP)
Legislatura: 3ª
Número de votos: 1.018
Sempre fiz um trabalho de apoio às comunidades, tanto nas associações de moradores do interior como na cidade e vou continuar presente como sempre. As pessoas que nos procurarem vou tentar dar apoio de uma forma ou de outra. Na próxima legislatura, por estar na oposição, vou ser mais um fiscalizador do que um escutador de obras, vou estar lá para fiscalizar como já faço hoje. Espero que tenha um bom desenvolvimento do município, acompanhando o Executivo para que o dinheiro público seja bem aplicado, onde que o município possa seguir numa crescente. Vamos ficar atentos ao programa de pavimentação rural. Se o prefeito não seguir à frente esse programa estaremos aí para cobrar, além da pavimentação da malha urbana que é bastante antiga. Represento a agricultura em todos os setores e vou defende-la sim, mas também na cidade para uma boa educação e saúde pública, que foi muito falada durante a campanha. Se as pessoas prometem terão que fazer. Falar muitas vezes é fácil, eu quero ver executar. Vamos estar de olho para que todas as promessas feitas durante a campanha sejam cumpridas porque isso, sim, será um benefício para a população.
Nome: Nilson Hachmann
Idade: 52 anos
Partido: Partido Social Cristão (PSC)
Legislatura: 5ª
Número de votos: 991
O meu perfil desde o primeiro mandato nunca mudou muito, foi sempre participando da sociedade, das entidades, dialogando, fazendo com que as coisas realmente acontecessem tanto no interior como nos bairros. Sempre trabalhei em prol das pessoas, trazendo projetos para o município e, principalmente, para o interior de Marechal Cândido Rondon. A política está no sangue, desde muito novo participei da sociedade e sempre muito envolvido, por isso me procuraram para ser candidato a vereador e desde então venho participando ativamente em todos os setores, desde as associações de moradores, comunidades religiosas, clubes de idosos, trabalhando para que as coisas acontecessem. A gente deve trabalhar por todos os setores, mas sempre há aqueles que temos uma identificação maior, como, por exemplo, o interior do município, a questão da recuperação de estradas e das pessoas que mais precisam, os bairros e distritos, além do comércio. Sempre me identifiquei muito trabalhando com as associações de moradores e isso quero continuar, dialogando com as diretorias para acertar o máximo possível, além de reivindicar na esfera estadual e federal, com o apoio do deputado federal Sérgio Souza (PMDB), que tem um compromisso conosco para liberação de recursos para o município, bem como da bancada do PSC que possui sete deputados estaduais, que estará trazendo recursos.
Nome: Ronaldo Pohl
Idade: 31 anos
Partido: Partido Social Democrático (PSD)
Legislatura: 1ª
Número de votos: 957
Vou ter um perfil misto na Câmara, entre o legislador e o assistencialismo, porque acho que a função principal do vereador é a fiscalização efetiva dos recursos do município e entendo que fiscalizar o orçamento seja a maior obra que um representante público pode fazer. Com relação à função de legislador, acho que existem muitas leis no município que precisam ser melhoradas, então quero me dedicar muito a isso para melhorar a condição de vida de cada contribuinte. Com relação ao trabalho individual para cada eleitor, quero fazer também por meio de requerimentos e indicações e cumprir essa parte mais assistencialista. O que me levou a ser candidato a vereador é gostar de gente e eu acho que nesse meio político é onde você consegue, com uma única ação, ajudar centenas de pessoas. Acredito que conseguirei ajudar muito o rondonense porque sou acessível para ouvir as carências e, em cima disso, desenvolver o meu trabalho. Quero ser um vereador completo e trabalhar por todas as áreas, tendo como vantagem essa ponte com o deputado federal Evandro Roman (PSD), além do link com o Governo do Estado por meio do Ratinho Junior (PSD), o que facilitará investimentos no município. Quero trabalhar por todos, com um carinho especial pelo agricultor, que é uma área que vem reclamando bastante, com uma defasagem de máquinas para atender o município, além dos bairros mais distantes do centro que é de onde vieram os meus votos.
Nome: Josoé Pedralli
Idade: 32 anos
Partido: Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
*Legislatura: 3ª
Número de votos: 871
O meu perfil foi bastante técnico e político em todos os setores da economia, com a maior contribuição voltada para a saúde, educação e agricultura. Já na questão assistencial, em quatro anos atendi mais de 600 pessoas na Câmara e, apesar de não ser essa a função do vereador, de resolver problemas pequenos das pessoas, esse acompanhamento é necessário porque a população carece de alguém para escutar e fazer a interlocução com o Executivo. O foco do meu trabalho é ouvir os pequenos problemas da população e dar a solução no macro, no coletivo. Acredito que agora, com a experiência dos últimos quatro anos como legislador, poderei ter uma atuação ainda melhor. Logo no começo, quando você assume o cargo de vereador, mesmo eu tendo a graduação de Direito, os projetos de lei são basicamente questão jurídica, mas vamos pegar um orçamento de R$ 130 milhões, mais de 600 páginas, como vou analisar sem o entendimento da questão contábil? Os planos municipais de Desenvolvimento do município, de Educação, Saneamento Básico, da mesma forma. Esses quatro anos foram praticamente uma faculdade, então não vou começar tendo as primeiras aulas, por isso a contribuição será ainda muito melhor em todas as áreas na parte legislativa e de fiscalização.
*Em 2008 ficou na suplência, tendo ocupado uma cadeira na Câmara por cerca de dez meses entre 2010 e 2011.
Nome: Arion Augusto Nardello Nasihgil
Idade: 26 anos
Partido: Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Legislatura: 1ª
Número de votos: 868
A ideia é legislar por todo o município. Como eu sempre tenho dito, não vou honrar apenas os 868 votos que recebi, mas os 50 mil rondonenses que esperam de mim um bom trabalho e que devo satisfação a todos eles. Contudo, é claro que existem alguns setores do município que precisam de mais atenção. A prioridade sempre é saúde e educação. Vou dar uma atenção especial também ao comércio e ao empreendedorismo, que foram grande parte da base da minha eleição, e os bairros mais carentes, que demandam de muita atenção, cuidados e de muita assistência social como um todo. Vou ser um vereador de oposição, sendo assim, a minha principal função será fiscalizar o dinheiro público, cuidar dos gastos e das rendas do município, o que o prefeito está usando, onde está aplicando e cuidar para que esse dinheiro seja bem aplicado. Tenho dito que, desde o dia 02 de outubro, eu não tenho só um partido, apesar de ser filiado ao PMDB, o meu partido de trabalho é Marechal Cândido Rondon. Se o prefeito apresentar boas ideias, bons projetos e eu ver que ele está pensando na qualidade de vida dos cidadãos rondonenses, vou estar ao lado dele também. Independentemente de ser oposição ou não, vou estar ao lado do prefeito para os bons projetos e criticando, pressionando quando achar que ele não está fazendo um bom trabalho.
Nome: Valdir Port (Portinho)
Idade: 53 anos
Partido: Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
Legislatura: 3ª
Número de votos: 852
Como eu já tenho a experiência de ter sido vereador por duas vezes e também por duas oportunidades ser vice-prefeito de Marechal Rondon, tenho um conhecimento bem amplo do que é o município e do que são os poderes. O meu perfil será bem abrangente e eu irei atuar em todas as áreas. Vou me dedicar a todos os projetos que chegarem à Câmara, estudá-los e encaminhar esclarecimentos para poder subsidiar as nossas decisões e de todos os vereadores. A atuação de um vereador é mais do que fiscalizar e criar leis para a sua gente melhorar de vida, é a questão do estar à disposição. Tanto é que não vou assumir nenhuma secretaria no Poder Público porque quero estar à disposição e atuar como vereador, pois é para isso que fui eleito. Eu serei útil nas mais diversas áreas: agricultura, empresariado, educação. Serei um vereador que sabe interagir e dialogar. Temos identificado algumas lacunas que requerem o envolvimento prioritário, como na questão do esporte, lazer e cultura, estruturas que precisam ser construídas no projeto do contraturno escolar. Temos que urgentemente parar de mandar gestantes para fora para a realização de partos e pequenas cirurgias e melhorar nossa estrutura do 24 Horas e do Hospital Municipal. Por sermos um município essencialmente agrícola, e a cidade depender muito do interior, também deverá ser respeitado e requerer os atendimentos que precisa. No passado tivemos o envolvimento com a implantação de várias indústrias em Rondon e, depois disso, ocorreu uma estagnação de empreendimentos, mas a necessidade de geração de empregos continua. Por isso, será necessária uma preocupação de buscarmos bons empreendimentos e estimularmos os empresários locais para aumentarmos o número de empregos e da renda do trabalhador.
Nome: Adelar Neumann
Idade: 47 anos
Partido: Democratas (DEM)
Legislatura: 1ª
Número de votos: 806
Fizemos uma campanha diferenciada e bastante diferente do que a maioria dos demais candidatos. Penso que serei exatamente aquilo que conduzi durante o processo de arrecadação de votos, ou seja, dentro de uma linha de legislar e fiscalizar, mas, principalmente, indo de encontro à comunidade no sentido de termos uma participação efetiva nesse processo dessa gestão participativa e democrática. Tenho um vínculo muito grande com o interior, tenho raízes no interior, e quero com eles fazer toda uma construção dentro da Câmara. Espero fazer um bom trabalho, transparente, sincero, coerente e sensato, sempre dentro daquilo que a população anseia, sempre me colocando à disposição para saber, de fato, do que ela precisa e pensa sobre os assuntos do município. Tenho uma larga experiência no setor educacional e vamos estar olhando, sim, com bons olhos todo o contexto da educação, pois sou professor há 25 anos. Além disso, tenho raízes no interior, moro no interior e conheço talvez mais do que ninguém a realidade de como é a vida dessas pessoas. Portanto, farei um trabalho específico para essa classe. Tive uma passagem pela indústria, comércio e geração de emprego na Agência do Trabalhador de Marechal, mas não vou priorizar especificamente nenhuma área, quero fazer pelo todo.
Nome: Dorivaldo Kist (Neco)
Idade: 41 anos
Partido: Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Legislatura: 2ª
Número de votos: 624
Vou manter o mesmo perfil, de ajudar o nosso próximo prefeito. Projetos bons vamos nos empenhar e ajudar e ser rígido com projetos que não contemplem a totalidade do município. Além disso, fiscalizaremos para que o município esteja cada vez melhor. Espero brigar por projetos tanto no interior quanto na cidade, onde fiz uma boa quantia de votos e muitos bairros diversificados, o que mostra que as pessoas confiam no nosso trabalho. A minha bandeira é a agricultura e algumas questões da cidade. Por ser um vereador de Marechal Cândido Rondon, vou me dedicar à cidade como um todo, tanto em prol do esporte como educação, saúde, agricultura e a cidade como um todo.
Nome: Claudio Roberto Köhler (Claudinho)
Idade: 41 anos
Partido: Partido Progressista (PP)
Legislatura: 1ª
Número de votos: 790
O meu trabalho será compartilhado. Nesses quatro anos que estive na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo percebi que há necessidade de trabalhar um compartilhamento e representando não só o comércio, a prestação de serviço e o turismo, mas agora eleito como vereador atuarei não somente nestas áreas específicas, mas, sim, em prol de toda sociedade de Marechal Cândido Rondon. Acredito eu que antes da votação das leis encaminhadas pelo Executivo temos que compartilhar com as pessoas, ouvi-las, saber suas opiniões e decidir o voto. Além disso, encaminhar projetos e requerimentos que sejam exequíveis, coerentes, avaliar a importância disso e se atende toda a sociedade e não apenas a particularidade. Preciso exercer um trabalho sério para honrar cada voto que conquistei nessas eleições. Pelo tempo que fiquei na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, tenho uma grande afinidade nesta pasta, mas nas propostas que coloquei no plano de trabalho e pela experiência que adquiri nos últimos quatro anos me envolvi nas demais secretarias para atender a todos os munícipes, tanto na saúde, na educação, prestação de serviços. Acho que para ser um vereador atuante é preciso se envolver com o todo.